3 de ago. de 2013

Réplica chinesa de Paris vira mais uma cidade fantasma

Tianducheng conta com bulevares e até mesmo com uma cópia da Torre Eiffel de 108 metros, mas possui pouco mais de 2 000 habitantes

Réplica da Torre Eiffel em Tianducheng, na China
Réplica da Torre Eiffel em Tianducheng, na China - Aly Song/Reuters
Para quem pretende visitar a província chinesa Tianducheng, a paisagem será a de mais uma cidade fantasma como tantas outras no país. A diferença é que a província próxima da cidade litorânea de Zhejiang ostenta sua própria Torre Eiffel, em meio a um cemitério de prédios vazios. O empresário do setor imobiliário Lu Xiaotian teve a original ideia de reconstruir Paris no território chinês, incluindo a construção de uma réplica da famosa torre, ainda que de tamanho menor. A réplica chinesa tem 108 metros, enquanto a francesa mede 324 metros.
A construção começou em 2007 com o objetivo de atrair chineses ricos e poderosos. Contudo, ninguém quis morar ali. A previsão era de que, em 2013, a população chegasse a 10 000 pessoas - mas o número não ultrapassa 2 000. A mídia local atribui o fracasso à desaceleração do setor imobiliário chinês, segundo o site Business Insider.
O projeto inclui até mesmo uma réplica dos grandes bulevares - outra marca da arquitetura parisiense. Originalmente desenhados por Pierre Bullet para ligar a Porte Saint-Antoine (atualmente onde está o monumento à Bastilha) à Porte Saint-Honoré (atual Praça Madeleine), os conjuntos de prédios de cinco andares foram frugalmente reproduzidos na cidade chinesa e abrigam alguns poucos habitantes.
Os chineses construíram também uma réplica de uma das fontes dos Jardins de Luxemburgo. Além disso, como era de se esperar, a avenida principal que termina em frente à torre leva o nome de Champs Elysées.

Nenhum comentário: