10 de ago. de 2013

'Padilha falou como candidato', diz Lula em evento do PT em SP

Encontro em Bauru reuniu cerca de 500 lideranças do partido no estado.
Ex-presidente disse que ministro concluirá Mais Médicos antes de anúncio.

Alan Schneider Do G1 Bauru e Marília
O ex-presidente Lula brinca Alexandre Padilha e
Rui Falcão (Foto: Alan Schneider/G1)
O ex-presidente Lula brinca com o ministro Alexandre Padilha e o presidente do PT, Rui Falcão (Foto: Alan Schneider/G1) Em encontro do PT em Bauru nesta sexta-feira (9), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, "falou como candidato", ao discursar antes, para cerca de 500 lideranças do partido no estado de São Paulo. O evento, nomeado "Grande Encontro do Interior", encerrou debates ocorridos entre abril e junho em caravanas que chegaram a 20 cidades paulistas.
O ministro da Saúde é cotado na legenda para concorrer ao governo do estado no ano que vem. Em sua fala, Lula brincou ao comparar o discurso dos petistas presentes.
“Veja que engraçado. Eu vi todo o cuidado que o companheiro Edinho [Silva] teve para dizer que Padilha não é candidato. Vi o Gilberto Carvalho fazer quase que uma profissão de fé que o Padilha não é candidato. Mas na hora que ele [Alexandre Padilha] pegou a palavra, ele falou como candidato”, afirmou Lula.
A expectativa no encontro era o lançamento da candidatura de Padilha, mas o ministro evitou qualquer comentário sobre sucessão paulista em 2014. Concentrou o discurso em defender o programa Mais Médicos, lançado em julho, e em exaltar o governo Dilma.
Principal cabo eleitoral e articulador do PT, o ex-presidente disse que o ministro tem suas prioridades à frente da pasta antes de se projetar a candidato, em referência ao Mais Médicos.
Terei muito orgulho de poder morrer feliz no dia seguinte às eleições se a gente puder anunciar de uma só vez, a vitória da presidenta Dilma e da eleição pela primeira vez do governador do estado de São Paulo"
Lula
“Temos que entender as razões dele e, da presidenta Dilma. Porque ele apresentou à nação brasileira um programa para recuperar a questão da saúde neste país. Ele apresentou uma proposta que está no Congresso Nacional. E ele não pode apresentar uma proposta e sair de fininho e deixar a coisa não ser aprovada dentro do Congresso. Portanto, ele vai ter que ficar aprovar essa questão e daí sair para fazer a briga que ele quiser”, explicou Lula.
Em sua fala, o ministro mostrou interesse em melhorias no estado de São Paulo. “Queria que fosse convocado todos os ministros para que a gente possa debater junto com a militância do PT e com a sociedade do Estado de São Paulo como nós podemos fazer esse nosso estado ser o melhor estado para se estudar, o melhor estado para se trabalhar, o melhor estado para se produzir, o melhor estado para se viver no Brasil”, ressaltou Padilha.
Antes de viajar para São Paulo, Lula deixou claro o otimismo quanto às eleições para presidente e para o governo de São Paulo e cutucou os adversários do PSDB. “Para ganhar precisamos de 50% mais um. Tucano não é bobo não. Ele não tem aquele bico grande à toa. Terei muito orgulho de poder morrer feliz no dia seguinte às eleições se a gente puder anunciar de uma só vez, a vitória da presidenta Dilma e da eleição pela primeira vez do governador do estado de São Paulo”
Lançado pelas mãos de Padilha, o Mais Médicos prevê o atendimento dos alunos de medicina na rede pública de saúde e a contratação de médicos estrangeiros em cidades do interior e periferias de grandes cidades dispensadas por brasileiros. O programa enfrenta resistência de parte da categoria e, antes mesmo de começar a ser analisado no Congresso, já sofreu mudanças.
Durante o evento que reuniu mais 500 pessoas. Além do ex-presidente Lula e do ministro Padilha, estiveram presentes outras lideranças nacionais do PT, como o deputado estadual e presidente do diretório nacional do PT, Rui Falcão, do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho, do deputado e presidente do diretório estadual do partido, Edinho Silva, e do senador Eduardo Suplicy.
Encontro do PT reuniu em Bauru cerca de 500 lideranças do partido no interior de São Paulo (Foto: Alan Schneider/G1)Encontro em Bauru reuniu cerca de 500 lideranças do PT do interior de São Paulo (Foto: Alan Schneider/G1)

Nenhum comentário: