21 de mar. de 2013

Bombeiros retomam buscas por quatro desaparecidos em Petrópolis

Dois adolescentes e dois adultos teriam sido vítimas de um deslizamento.
Agentes da Defesa Civil e militares do Exército auxiliam nas buscas.

Do G1 Região Serrana
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Exército retomaram, na manhã desta quinta-feira (21), as buscas por vítimas em decorrência da chuva em Petrópolis, Região Serrana do Rio. Segundo os militares, quatro pessoas seguem desaparecidas, mas a possibilidade de mais vítimas não é descartada.
Cães farejadores auxiliaram nas buscas pelos desaparecidos (Foto: Felipe Carvalho)Cães farejadores auxiliaram nas buscas pelos desaparecidos em Petrópolis (Foto: Felipe Carvalho)
A procura por dois adolescentes e dois adultos está sendo realizada nos bairros Quitandinha e Bingen. Todos eles teriam sido vítimas de um deslizamento que atingiu cinco casas na localidade de Vila São Joaquim, próximo à Rua Espírito Santo. Somente nesta última quarta, três corpos foram encontrados no local. O Corpo de Bombeiros acredita que os desaparecidos possam ter sido arrastados por uma vala de escoamento de águas pluviais.
"Nós encontramos as manilhas (de águas pluviais) muito assoreadas. Pode ser também que estes desaparecidos tenham sido levados até para outras caixas pluviais mais distantes", revelou o coronel Sérgio Simões, secretário estadual de Defesa Civil.
A procura por vítimas da tempestade acontece desde a madrugada de domingo (17). Ao todo, 28 pessoas morreram, e 14 estão internadas por conta da chuva. O número de desabrigados, por sua vez, diminuiu. Segundo o prefeito Rubens Bomtempo, 200 pessoas que estavama em abrigos espalhados pela cidade puderam retornar as suas casas. Mais de 1.200 pessoas seguem desabrigadas.
Mapa das mortes é divulgado
Na manhã de quarta-feira, o Corpo de Bombeiros emitiu o mapa das mortes em Petrópolis. Os bairros com os maiores números de vítimas são o Quitandinha e Independência, ambos com oito mortes. Bingen registrou quatro óbitos, e Alagoas, dois. Thouzet, Lagoinha e Lopes Trovão registraram uma morte cada um. Além destes, outras duas pessoas morreram em unidades de saúde.
Exército auxiliou nas buscas pelos desaparecidos (Foto: Felipe Carvalho)Militares do Exército auxiliaram nas buscas pelos desaparecidos (Foto: Felipe Carvalho)
Prefeitura pede doações de itens de primeira necessidade
O levantamento de preços de eletrodomésticos e eletroeletrônicos para serem doados às famílias atingidas pelas chuvas foi determinado nesta quarta-feira pelo prefeito Rubens Bomtempo. A Setrac já iniciou o processo, e o objetivo é montar cerca de 100 kits contendo artigos de primeira necessidade, como geladeira, fogão, camas, colchões e panelas. TVs também estão incluídas no pacote.  A idéia é utilizar verbas do Fundo Municipal de Assistência Social, assim como o aporte de R$ 3 milhões enviados pelo governo do Estado e doações para a aquisição dos kits.

Nenhum comentário: