6 de jul. de 2013

Maduro diz que dará asilo a Edward Snowden

A Nicarágua também declarou que poderá receber o americano, caso as circunstâncias permitam
Caracas. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse ontem que decidiu oferecer asilo humanitário ao ex-contratado da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos Edward Snowden.

Nicolás Maduro anunciou a concessão e asilo humanitário para o ex-contratado da ANS, para ele viver livre da perseguição norte-americana FOTO: REUTERS
"Como chefe de Estado e de governo da República Bolivariana da Venezuela decidi oferecer asilo humanitário ao jovem norte-americano Edward Snowden para que na pátria de Bolívar e de Chávez possa vir a viver livre da perseguição imperial norte-americana", afirmou Maduro em um ato militar.

Snowden é acusado de ter vazado informações sobre um esquema de vigilância do governo americano. O anúncio de Maduro ocorre pouco tempo depois de o presidente da Nicarágua afirmar que poderá asilar Snowden "se as circunstâncias permitirem". O ex-prestador de serviços da espionagem dos EUA permanece há 11 dias na ala de trânsito do aeroporto Sheremetyevo, em Moscou. O vice-chanceler Sergei Ryabkov disse que a Rússia não recebeu nenhum pedido de asilo político de Snowden, e que o norte-americano precisa resolver sozinho os seus problemas.

O presidente Vladimir Putin se recusa a entregar Snowden para os EUA, e as autoridades russas não escondem sua satisfação com o fato de ele permanecer a salvo das garras dos EUA depois de revelar os programas secretos de espionagem do governo norte-americano.

Mas a Rússia também deixa claro que Snowden é um hóspede cada vez menos desejado, porque o prolongamento da sua permanência cria o risco de que o atual impasse diplomático gere danos duradouros nas relações com Washington.

"Ele precisa escolher um lugar aonde ir", disse Ryabkov à Reuters. "Até o momento, não temos uma solicitação formal do sr. Snowden pedindo asilo na Federação Russa".

Separadamente, Ryabkov disse à agência russa de notícias Itar-Tass que a Rússia "não pode resolver nada para ele", e que a situação precisava ser resolvida "de uma forma ou de outra".

Putin já havia dito que Snowden, de 30 anos, precisava ir embora da Rússia assim que pudesse. O americano fugiu para Hong Kong após denunciar os programas de espionagem dos EUA sobre comunicações telefônicas e digitais, e depois disso embarcou para Moscou, de onde pretendia voar para algum lugar que lhe oferecesse refúgio. A Rússia diz que ele está num território neutro, já que não passou pelo guichê da imigração. Snowden já solicitou asilo a diversos países, até agora sem resposta positiva. Ontem, o Parlamento da Islândia decidiu não votar o pedido de cidadania feito por Snowden. Outros seis países também receberam pedidos semelhantes.

Nenhum comentário: