8 de jul. de 2013

Cerca de 1.500 militares do Vale do Sinos mobilizam-se para mundial

Segurança

Quartéis convocados para a Copa do Mundo de 2014

Denise Morato

São Leopoldo


A Copa do Mundo de 2014 está mobilizando os quartéis da região. Pelo menos 1.500 militares do 16.º Grupo de Artilharia Autopropulsado (GAC AP), 19.º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz), ambos de São Leopoldo, e 18.º BIMtz, de Sapucaia do Sul, devem atuar como força de contingência no mundial, que ocorre de 12 de junho a 17 de julho de 2014 e tem Porto Alegre como uma das cidades sede.
A partir dessa semana iniciam os treinamentos, que seguem até o primeiro semestre do próximo ano. Os locais e horários ainda não foram definidos, segundo informou o Comando Militar do Sul (CMS).
Conforme o Ministério da Defesa, as forças de contingência são compostas por militares das Forças Armadas treinados para atuar nos casos em que a situação ultrapasse a capacidade operativa ou caracterize o esgotamento dos órgãos de segurança pública. Essas tropas podem atuar tanto no sentido de reforçar o esquema de segurança quanto assumir o controle operacional.
A utilização das Forças Armadas na Copa do Mundo depende do chamamento da presidente Dilma Rousseff, como ocorreu na Copa das Confederações, onde cerca de 20 mil militares atuaram.
“Estive em Recife acompanhando o trabalho e agora começaremos os nossos adestramentos”, explica o tenente-coronel Luiz Alberto Cureau Junior. Segundo o major Dick Estevam do setor de Relações Públicas do CMSa missão do Comando é planejar, coordenar e executar ações de defesa em áreas cibernética, biológica e nuclear, contraterrorismo, material explosivo e estruturas estratégicas na região de Porto Alegre e Serra.

Batalhões atuaram na proteção das fronteiras

A maior mobilização das Forças Armadas na prevenção e repressão de delitos em 16.886 quilômetros de fronteira no País teve a participação dos quartéis de São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Com base em Jaguarão e no Chuí, o 19.º e 18.º, respectivamente, assim como o 16.º GAC AP que atuou como força de apoio na região de Caçapava do Sul, participaram da mobilização Ágata 7, que atuou no combate de crimes na fronteira como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração e garimpo ilegais.
Além dos pontos de bloqueio nas estradas para vistoria de veículos, os Batalhões também promoveram Ações Cívico-Sociais (Aciso). Mais de 400 homens participaram da ação.
A Ágata 7 foi promovida do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS) no mês passado.

Nenhum comentário: