1 de jul. de 2013

Empresas de Eike têm dívida de R$ 7,9 bilhões, diz jornal

Reportagem publicada pela 'Folha de São Paulo' neste domingo mostra que companhias do grupo EBX tentam negociar os débitos com 11 bancos

Empresário Eike Batista
Empresas de Eike Batista já perderam 58% do valor da Bolsa neste ano (Michel FIlho/Agência O Globo)
A situação do conjunto de empresas de Eike Batista não anda bem já faz um tempo. De acordo com reportagem publicada neste domingo pelo jornal Folha de S. Paulo, juntas, as companhias que formam o "império X" têm uma dívida de 7,9 bilhões de reais com 11 bancos. O cálculo tem como base os balanços das empresas do primeiro trimestre do ano.
De acordo com o jornal, as empresas OGX (petróleo), MMX (minério), LLX (logística), OSX (estaleiro), MPX (energia) e CCX (carvão) precisam quitar as dívidas ou negociá-las até março de 2014.
Entre os principais credores das empresas de Eike, segundo a Folha, estão  Itaú BBA, Bradesco e BNDES, que emprestaram pelo menos 1 bilhão de reais cada um para pagamentos no curto prazo.
De acordo com um levantamento feito pela consultoria Economatica, o valor das empresas de Eike caiu 58% na bolsa de valores este ano. Com o tempo muito curto para reestruturar o capital das empresas do grupo EBX, o empresário Eike Batista já põe algumas de seus ativos à venda, como a mineradora MMX.

Nenhum comentário: