20 de jul. de 2013

Farc dizem ter soldado americano e oferecem resgate

Grupo guerrilheiro alega ter capturado militar no sul da Colômbia e propõe libertação como um gesto de aproximação com o governo do país

Guerrilheiros das Farc durante treinamento
Guerrilheiros das Farc durante treinamento (AP)
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) afirmaram nesta sexta-feira que têm sob custódia um soldado americano que teria sido sequestrado em 20 de junho. O grupo terrorista, no entanto, ofereceu a libertação do suposto refém como um gesto de aproximação com o governo colombiano às vésperas de mais uma rodada de negociações entre a guerrilha e as autoridades, agendada para acontecer em Cuba.

“Apesar do direito que nos assiste para manter o soldado Kevin Scott como prisioneiro de guerra, tomamos a decisão política de libertá-lo como um gesto que se inscreve dentro do ambiente das conversas que se antecipam em Havana com o governo colombiano”, afirmou o grupo em um comunicado divulgado na internet. Para concretizar a entrega do americano, as Farc pedem a presença de uma comissão formada por membros da Cruz Vermelha e políticos colombianos.

O grupo guerrilheiro alega que o soldado americano nasceu em Nova York e é um veterano da Guerra do Afeganistão, onde atuou como especialista no desarme de bombas. As Farc dizem ter capturado Kevin Scott no sul da Colômbia, após o militar ter entrado no país depois de passar por México, Honduras, Costa Rica, Nicarágua e Panamá. Para os guerrilheiros, a presença do soldado na região “evidencia a ativa participação de militares e mercenários americanos em operações de contra insurgência”.

Conversas - Desde novembro do ano passado, as Farc e o governo colombiano realizam negociações de paz em Havana com a intenção de colocar fim ao conflito armado interno que já dura quase meio século.

Nenhum comentário: