11 de jan. de 2013

RJ: Angra dos Reis está em alerta máximo por cheia de rio

Com as chuvas, Rio Mambucaba já atingiu 80% do nível de transbordamento e previsão é de mau tempo continue no fim de semana

Bombeiros continuam buscas em lugares afetados pelas chuvas em Xerém, na Baixada Fluminense
Bombeiros continuam buscas em lugares afetados pelas chuvas em Xerém, na Baixada Fluminense - Luiz Roberto Lima/Futura Press/
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro decretou alerta máximo no município de Angra dos Reis, no litoral sul, pelo risco de enchentes por causa das chuvas que atingem a região. Segundo informações da Agência Brasil, as precipitações têm provocado a cheia do Rio Mambucaba, que já atingiu 80% do nível de transbordamento. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta sexta-feira é de chuva em todo o estado do Rio de Janeiro, o que deve continuar a ocorrer ao longo do fim de semana.
Angra foi uma das cidades atingidas pelas enchentes da semana passada no Rio de Janeiro, quando duas pessoas morreram – uma em Xerém, na Baixada Fluminense, e outra na Zona Norte. Pelo menos 200.000 pessoas foram afetadas pelos temporais e quase 5.000 tiveram de deixar suas casas em sete cidades, entre elas Angra dos Reis.
Nesta quinta-feira choveu forte na cidade a partir do final da tarde, causando estragos em toda a cidade. Os bairros Mambucaba e Japuíba ficaram alagados e uma barreira deslizou na altura de localidades de Monsuaba, interditando temporariamente a Rodovia Rio-Santos (BR-101). Também nesta quinta, a cheia do Rio Água Branca, no sul do estado, provocou o fechamento da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Resende.

Nenhum comentário: