17 de jan. de 2013

Agência impede novo avião da Boeing de voar nos EUA

Após problemas no Dreamliner no Japão, FAA ordena que companhias aéreas não usem a aeronave até comprovação da segurança em bateria de lítio

Boeing 787 Dreamliner é visto após pouso forçado no Japão
Após falha em aeronave no Japão, autoridade americana ordena o cesse do uso do Dreamliner no país (Reuters)
A Administração Federal de Aviação (FAA, em inglês), autoridade nacional do setor nos Estados Unidos, ordenou que todas companhias aéreas americanas mantenham os aviões Boeing 787, Dreamliner, em solo temporariamente. A decisão ocorre após duas companhias aéreas japonesas, All Nippon Airways e Japan Airlines, suspenderem o uso do Dreamliner por causa de uma falha ocorrida durante um voo nesta quarta-feira.  As autoridades aeroportuárias japonesas confirmaram que houve um problema em uma das baterias de lítio.
A agência alegou a nececessidade de o fabricante da aeronave, a Boeing, demonstrar a segurança das baterias de lítio do Dreamliner. Antes do anúncio das medidas americanas, as ações da Boeing, já haviam caído 2%.
A americana Boeing entregou o primeiro 787 Dreamliner há 15 meses. Atualmente, oito companhias utilizam 49 aeronaves do modelo. De acordo com a empresa, há mais de 800 pedidos de fabricação encomendados.
Falha obriga pouso no Japão - O Boeing 787 modelo Dreamliner da companhia All Nippon Airways (ANA) teve de fazer uma aterrissagem de emergência na manhã desta quarta-feira (noite de terça em Brasília) no aeroporto da cidade de Takamatsu, no sul do Japão, após ter sido detectada fumaça na cabine. . O avião voava com 129 passageiros entre Tóquio e Ube, e foi obrigado a se desviar de sua rota e pousar 35 minutos depois da decolagem. Segundo o porta-voz do Ministério de Transportes japonês não houve feridos.
(Com agência Reuters)

Nenhum comentário: