10 de jan. de 2013

Absolvido, Duda Mendonça pede desbloqueio de bens

Publicitário e sócia tiveram os bens bloqueados durante o escândalo do mensalão por suspeita de envio ilegal de recursos ao exterior

Duda Mendonça, na Conferência Eleitoral do PT
O publicitário Duda Mendonça. Livre das acusações, ele agora quer o desbloqueio dos seus bens (Alex Silva/AE)
Absolvidos da acusação de envolvimento com o mensalão, o publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes pediram na segunda-feira o desbloqueio de seus bens ao Supremo Tribunal Federal (STF). O bloqueio havia sido determinado no decorrer do processo pelo relator do caso, ministro Joaquim Barbosa.
Os advogados de Duda Mendonça e Zilmar Fernandes argumentam, no pedido, que o desbloqueio é uma consequência lógica da absolvição de ambos das acusações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
Segundo o Ministério Público Federal, o dinheiro enviado ao exterior se refere ao pagamento pelos serviços de Duda na campanha de Lula em 2002. O bloqueio havia sido pedido para assegurar a quitação da dívida do publicitário com a Receita Federal, calculada em 30 milhões de reais. A defesa dos réus, entretanto afirma que a dívida é de 7 milhões de reais. Relator do processo, Joaquim Barbosa deferiu o pedido de bloqueio dos bens em 2006.
Em 2008, antes do julgamento, Duda Mendonça tentou reverter a decisão e desbloquear seus bens. Ele argumentava que metade dos 7 milhões de reais devidos já havia sido paga à Receita. O restante, de acordo com ele, estaria em discussão na esfera administrativa.
Além disso, ele argumenta que necessita desbloquear os bens imóveis, pois sua empresa precisava vendê-los para ter uma "sobrevida financeira" e se livrar da falência. Joaquim Barbosa negou o pedido.
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário: