Principal comandante militar do Waziristão do Sul, Mullah Nazir era acusado de enviar militantes em missões terroristas contra tropas da Otan no Afeganistão
Analistas acreditam que Mullah Nazir tinha a simpatia do
governo de Islamabad por não apoiar ataques contra militares
paquistaneses
(AFP)
Fontes ouvidas pela rede de notícias BBC relataram a morte de pelo menos outros cinco militantes talibãs no bombardeio. Também na madrugada de quinta, um segundo ataque de drone foi registrado no Waziristão do Norte, deixando pelo menos três mortos. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas civis dos ataques.
Mullah Nazir - Principal comandante militar talibã no Waziristão do Sul, Mullah Nazir havia sobrevivido a um atentado a bomba em novembro e era acusado de enviar militantes ao Afeganistão para realizar ataques contra as tropas americanas e da Otan no país. Apesar de ter residência no Paquistão, Nazir discordava da postura do braço do Talibã no país, conhecido pelos sangrentos ataques internos contra militares paquistaneses. Ao invés disso, o extremista defendia que o grupo concentrasse suas ações nas tropas estrangeiras. Analistas acreditam que esse posicionamento garantiu a Nazir uma trégua informal com o governo de Islamabad.
Os bombardeios desta quinta foram os primeiros ataques de aviões americanos não tripulados no Paquistão em 2013. No ano passado, mais de 250 pessoas morreram em ações dos drones no oeste do país.
(Com agência EFE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário