1 de jan. de 2013

Pagamento de contas pela internet é boa opção para quem viaja

Cadastros prévios e outros mecanismos de segurança são exigidos pelos bancos para utilizar os serviços a distância. Veja mais dicas
  Antonio Senkovski
Os clientes dos bancos que estão em viagem no final do ano podem utilizar os bancos on-line para fazer a maioria dos pagamentos e movimentações na conta sem enfrentar filas. No entanto, para evitar o tumulto em agências ou caixas eletrônicos superlotados em destinos bastante procurados, como cidades do litoral e outros pontos turísticos, os clientes precisam tomar alguns cuidados.
Para acessar e movimentar a conta, as instituições financeiras exigem cadastros prévios e idas à agência física para confirmação de senhas e outros detalhes. Na maioria dos casos, uma ida ao caixa eletrônico resolve o problema, mas é bom ficar atento para evitar problemas na hora de utilizar o computador ou outros dispositivos móveis para efetuar transações.
Há ainda limites estabelecidos em cada banco, que podem ser aumentados no caso de haver necessidade. A faixa de cada banco é bem diferente, e pode varia de valor máximo inicial de R$ 3 mil a R$ 30 mil por dia.
A reportagem entrou em contato com os seis bancos com maior número de clientes no país. Banco do Brasil, Caixa, HSBC, Itaú e Santander retornaram com as informações. O Bradesco também foi contatados, mas não enviou as informações solicitadas até a data desta publicação.
Confira as informações básicas sobre como usar os bancos on-line em cada uma das instituições financeiras:
Banco do Brasil
- Horário para pagamentos no dia: 6h às 22 horas.
- Cadastro: é preciso fazer um cadastro de senha para a internet (8 dígitos) e celulares (4 dígitos) em qualquer caixa eletrônico.
- Limite diário: alterável.
- Atendimento telefônico: 4004-0001 nas capitais e 0800 7290001 nas demais cidades. Também é possível fazer transações pelo telefone, mas é necessário cadastrar antes uma senha no caixa eletrônico.
- Caixa Econômica Federal
- Horário para pagamentos no dia: 7h às 21 horas.
- Cadastro: uma assinatura eletrônica deve ser feita apenas na agência (física) em que a conta está sediada, tanto para dispositivos móveis quando para computadores.
- Limite diário: deve ser cadastrado na hora em que o cadastro para a internet for feito.
- Atendimento telefônico: 0800 726 0505 – não é possível fazer transações pelo telefone.
HSBC
- Horário para pagamentos no dia: 0h às 21 horas para boletos e 24 horas para contas de água, luz, telefone, gás e cartões de crédito.
- Cadastro: para realizar transações, o cliente deve ir a uma agência e cadastrar uma senha exclusiva para usar o serviço e/ou solicitar aplicativo para dispositivos móveis.
- Limite diário: variável, com limite de até R$ 30 mil.
- Atendimento telefônico: 4004-4722, capitais e região metropolitana e 0800-703-4722 demais localidades. É possível fazer transações pelo banco, com horário de atendimento de segunda a sexta, das 7h às 24h; e nos Finais de semana e feriados nacionais das 8h às 22h.
Itaú
- Horário para pagamentos no dia: 0h às 23 horas para boletos e 24 horas para pagamentos de de água, luz, telefone, gás e tributos com código de barras.
- Cadastro: é preciso ir a uma agência física e solicitar um mecanismo eletrônico chamado iToken, além de cadastrar uma senha eletrônica.
- Limite diário: variável, deve ser estabelecido em uma agência.
- Atendimento telefônico: 4004 4828, capitais e regiões metropolitanas e 0800 970 4828 para capitais e regiões metropolitanas.
Santander
- Horário para pagamentos no dia: 8h às 22 horas para boletos e outras contas, como pagamento de faturas de cartões e tributos.
- Cadastro: É preciso ir à agência bancária física e fazer um cadastro para poder realizar transações.
- Limite diário: Variável.
- Atendimento telefônico: 4004-3535, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 702 3535 para demais localidades. É possível pagar contas, transferências e outras transações pelo telefone.

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