19 de jan. de 2013

Investigadores japoneses divulgam foto de bateria do Boeing-787 danificada

DA AFP
Investigadores japoneses que analisam as causas para o pouso de emergência de um Boeing-787 Dreamliner em um aeroporto do país, que levou à suspensão de utilização do avião em todo o mundo, divulgaram nesta sexta-feira (18) a foto da bateria da aeronave muito danificada.
A foto mostra que a bateria estava aparentemente carbonizada. Podem ser observadas marcas chamuscadas na caixa azul que aloca a principal bateria da aeronave --que também apresentava o vazamento de um líquido parecido com alcatrão.
Divulgada pelo Órgão de Segurança para o Transporte do Japão, a imagem mostra também que a tampa da caixa da bateria estava deformada e descolorida.
A bateria foi removida da principal unidade de alimentação na parte frontal do avião e fotografada ao lado de outra bateria, completamente intacta, da parte traseira da aeronave.

AFP
Bateria danificada do Boeing-787 Dreamliner (à esquerda) que fez um pouso de emergência no Japão
Bateria danificada do Boeing-787 Dreamliner (à esquerda) que fez um pouso de emergência no Japão
PROIBIÇÃO
A FAA (agência de aviação dos EUA) lançou uma proibição de voo sobre os Boeing-787 Dreamliner que deixa todos os aviões da companhia no mundo em solo. A medida ocorre após os seguidos incidentes ocorridos com o modelo nos últimos dias.
A agência decidiu na quarta manter o mais novo avião comercial da Boeing temporariamente em terra, afirmando que as companhias aéreas têm que demonstrar que as baterias são seguras antes que os jatos possam voltar a voar.
A FAA não deu detalhes sobre quando isso poderá acontecer. Outras autoridades nacionais seguiram a decisão.

Associated Press
Boeing-787 Dreamliner da All Nippon Airways, após pouso de emergência no Japão por problemas técnicos
Boeing-787 Dreamliner da All Nippon Airways, após pouso de emergência no Japão por problemas técnicos
ENTENDA
Um Dreamliner da companhia ANA precisou realizar um pouso de emergência na quarta-feira em Takamatsu, no sul do Japão, devido a um alarme que apontava a existência de fumaça e pela presença de um forte odor a bordo proveniente da bateria.
Trata-se do segundo incidente neste mês relacionado a uma bateria de íon de lítio, depois do problema sofrido na semana passada por uma aeronave da companhia JAL em Boston, nos Estados Unidos, que levou ao vazamento de eletrólitos inflamáveis e emanações de calor e fumaça, segundo a FAA.
VEJA O HISTÓRICO DE INCIDENTES COM O BOEING-787 DREAMLINER

Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário: