14 de out. de 2012

Turquia diz que falta de ação da ONU encoraja massacres na Síria

Primeiro-ministro turco afirma que falta de ação repete os erros cometidos nos anos 90 durante os massacres nos Bálcãs

Istambul
Premiê turco (à direita) recebeu neste sábado o Secretário-Geral da Liga Árabe, Nabil Elaraby, em Istambul (REUTERS)
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, disse neste sábado que a falta de ação do Conselho de Segurança da Nações Unidas em relação à Síria repete erros do passado e encoraja os massacres do regime de Bashar Assad. "O Conselho de Segurança não interveio na tragédia humanitária que, há vinte meses, ocorre na Síria, apesar de todos nossos esforços", afirmou Erdogan em discurso realizado em Istambul.
A Rússia, potência com direito de veto no Conselho e aliada de Damasco, impediu ações mais duras contra a Síria na ONU. Por isso, Erdogan defendeu uma reforma da entidade para evitar que "o mundo esteja à mercê dos cinco membros" do órgão da ONU, formado pelos Estados Unidos, China, França, Reino Unido e Rússia. "Há uma atitude que encoraja e dá sinal verde para Assad matar dezenas ou centenas de pessoas a cada dia", emendou o premiê.
Segundo Erdogan, o Conselho de Segurança está caindo nos mesmos erros que permitiram, nos anos 1990, a ocorrência de massacres nos Bálcãs durante as guerras de desintegração da antiga Iugoslávia. "É triste constatar que as Nações Unidas sejam tão impotentes como foram vinte anos atrás, quando presenciaram o massacre de centenas de milhares de pessoas nos Bálcãs, Bósnia e Srebrenica", disse o primeiro-ministro sobre a cidade bósnia onde ocorreu o maior massacre em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial.
Tensão – Ancara e Damasco vivem uma escalada de tensão desde semana passada, quando uma bomba síria caiu em território turco e matou cinco civis. O mediador da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, está na Turquia para se reunir com o ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, e com o presidente, Abdullah Gul.
Nos últimos dias, os incidentes entre Ancara e Damasco subiram de intensidade, e na sexta-feira dois caças turcos F-16 intimidaram um helicóptero do exército sírio que bombardeava posições dos rebeldes no povoado de Azmarin, na fronteira entre ambos os países.
O conflito na Síria, que começou em março de 2011, já deixou 25 000 mortos, enquanto 2,5 milhões de pessoas necessitam de ajuda humanitária e mais de 250 000 refugiaram-se nos países vizinhos, segundo as Nações Unidas.
(com agência EFE)

Nenhum comentário: