4 de out. de 2012

Apagão atinge cidades de quatro regiões do país

Pane foi causada por incêndio em transformador de Furnas, disse Operador Nacional do Sistema, e durou cerca de 30 minutos na maioria das cidades

Linhas de Transmissão de energia
Linhas de Transmissão de energia (ABR)
Cidades das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte foram atingidas por um apagão na noite desta quarta-feira – é a segunda falta de energia prolongada em menos de um mês no país. Por ao menos meia hora, a pane atingiu regiões do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre e Rondônia, além de cidades no Centro-Oeste.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema foi causado por um incêndio em um transformador da subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A pane no equipamento causou diminuição da carga de Itaipu, o que levou à perda de 3.500 megawatts dos 60.000 produzidos pela usina. Assim que o problema foi detectado, foi enviado às distribuidoras de energia um pedido de alívio na carga.
Casos – No Rio de Janeiro, o apagão deixou sem luz bairros da capital e municípios da Baixada Fluminense e região metropolitana, como Niterói e São Gonçalo. Segundo a concessionária Ampla, que atende Niterói, São Gonçalo e região dos Lagos, a interrupção no fornecimento na região começou às 20h55.
A Ampla afirmou que em 80% das cidades atingidas a falta de energia durou aproximadamente 15 minutos e, no restante, cerca de 30 minutos. O abstecimento foi restabelecido pouco antes das 21h30. Na área da concessionária Light, a queda de energia atingiu subestações no Rio, Nova Iguaçu, Itaguaí e Seropédica, na Baixada Fluminense. De acordo com a Light, a interrupção não chegou a atingir a zona sul nem o centro do Rio.
Em Minas Gerais, a concessionária Cemig informou que a falta de luz atingiu um total de 21 cidades, entre elas Sete Lagoas, Uberaba, Patos de Minas, Uberlândia, Lavras, Caxambu e Ribeirão das Neves. No Paraná, bairros de Curitiba, região metropolitana e cidades do litoral ficaram sem luz por mais de 30 minutos, afetando pelo menos cerca de 115.000 pessoas.
Em menor escala, também houve registro de quedas de energia no estado de São Paulo, que duraram entre dois e cinco minutos. Segundo a Eletropaulo, que atende 24 municípios da região metropolitana da capital, sete cidades foram afetadas, inclusive Santos e São Paulo, onde bairros naz zonas sul e leste tiveram blecautes entre 20h55 e 20h58. Os outros municípios atingiso foram Cotia, Diadema, Itapevi, Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica e Juquitiba. 
Falha anterior – Há menos de duas semanas, em 22 de setembro, outro apagão atingiu diversos estados nas regiões Norte e Nordeste. Segundo o Ministério das Minas e Energia, o problema foi causado por uma falha na subestação de Imperatriz (MA). A pane levou ao desligamento programado de algumas linhas de transmissão, até que o sistema interligado pudesse reconfigurar as cargas de energia para esses pontos.

Nenhum comentário: