7 de out. de 2012

Quase 140 milhões de brasileiros votam neste domingo

Eleitores vão escolher prefeitos e vereadores de 5.568 municípios

Da redação, com Terra
Sem-Título-1.jpg
Mais de 138 milhões de brasileiros são esperados nas urnas neste domingo (7) para escolher prefeitos e vereadores em 5.568 municípios. São quase 9 milhões de votantes a mais em relação ao pleito de 2008.
Neste ano, 83 municípios, todos com mais de 200 mil eleitores, poderão ter segundo turno caso um candidato a prefeito não obtenha mais de 50% dos votos válidos (quando são excluídos brancos e nulos).
Os locais de votação permanecem abertos das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores que entrarem nos colégios até esse horário têm garantido o direito de votar, independentemente de possíveis filas existentes nas urnas.
Para votar, o cidadão tem de apresentar um documento oficial com foto (RG, carteira de habilitação ou passaporte, por exemplo). O título de eleitor, embora não seja obrigatório, ajuda a localizar a seção correta nos colégios e agiliza o processo.
Na urna eletrônica, o primeiro voto é para vereador. O eleitor deve digitar os cinco números de seu candidato e, então, confirmar na tecla verde. Também é possível votar na legenda do partido. Para isso, basta digitar apenas os dois primeiros algarismos.
O segundo voto é para prefeito, composto por apenas dois dígitos. Após escolher seu candidato, o eleitor deve, mais uma vez, apertar a tecla verde CONFIRMA. Também é possível votar em branco por meio da tecla BRANCO.
Segundo o TSE, o eleitor deve gastar, em média, um minuto para registrar sua escolha.
Não poderei votar. E agora?
O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia das eleições poderá justificar o voto em qualquer seção do País. Basta preencher o formulário que estará disponível nos locais de votação e apresentar o título de eleitor e um documento oficial de identificação com foto.
Caso não seja possível entregar a justificativa no dia das eleições, o eleitor terá um prazo de 60 dias para justificar o voto. Ele deverá apresentar um requerimento - disponível no site do TSE - na zona eleitoral onde está inscrito.
A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu. Assim, se uma pessoa deixou de votar no primeiro e no segundo turnos da eleição, terá de justificar sua ausência para os dois turnos, separadamente.
Voto biométrico
Em 2012, pouco mais de 7,5 milhões de brasileiros em 295 municípios votarão nas chamadas urnas biométricas, que utilizam a impressão digital para identificar o eleitor. Curitiba (PR) é a primeira capital a aderir ao sistema.
O processo de cadastramento de eleitores para voto biométrico, que se iniciou em 2008, deve terminar em 2018, quando todos os brasileiros poderão votar nas novas urnas.
O que é proibido
Nas 48 horas anteriores e nas 24 horas posteriores ao dia da eleição, é proibido qualquer tipo de propaganda política em rádio e televisão. Comícios e reuniões públicas também são vetados.
No dia da votação, é proibida a chamada boca de urna, isto é, a distribuição de panfletos, "santinhos", camisetas ou qualquer outro material que possa fazer propaganda de candidatos.
O eleitor que presenciar irregularidades pode fazer a denúncia diretamente à Polícia Militar, que tem a obrigação de coibir essas práticas.
Apuração
A contagem dos votos se inicia assim que as urnas são fechadas. As informações são enviadas eletronicamente aos tribunais regionais eleitorais (TREs), responsáveis pela divulgação oficial dos resultados.
A expectativa é que, em 2012, os vereadores e prefeitos eleitos - ou aqueles que disputarão o segundo turno - sejam conhecidos até o fim da noite de domingo.

Nenhum comentário: