9 de out. de 2012

Exército abre fogo contra civis de cidade nigeriana, dizem moradores

De acordo com a rede BBC, ao menos trinta civis foram mortos pelos soldados

Tropas do exército nigeriano em Monrovia
(Issouf Sanogo/AFP)
Soldados nigerianos abriram fogo nesta segunda-feira contra moradores de uma cidade do norte do país depois de um atentado a bomba contra o Exército, matando dezenas pessoas. Segundo a rede BBC, pelo menos 30 civis foram mortos no incidente.
"Primeiro, os soldados que tinham vindo depois da explosão importunaram os civis", afirmou um morador de Maiduguri. "Depois, começaram a matá-los e atearam fogo às casas e às lojas", acrescentou. Outro morador afirmou que "as tropas abriam fogo contra todas as pessoas que tinham em seu campo de visão", mas não pôde dar uma estimativa do número de vítimas.
Essa é a segunda ofensiva de tropas nigerianas no norte do país, área tradicionalmente instável pela presença de militantes que querem impor a sharia - conjunto de leis morais e religiosas do Islã. Maiduguri é reduto do grupo islamita Boko Haram, acusado de ter matado mais de 1.400 pessoas desde 2010 no norte e no centro da Nigéria.
No domingo, o Exército havia noticiado a morte de cerca de 30 membros do Boko Haram em Damaturu, cidade próxima a Maiduguri.
(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário: