29 de out. de 2012

Ativistas sul-coreanos lançam panfletos na Coreia do Norte

Uma semana após proibiçõa, militantes lançaram globos com 30.000 folhetos

Ativistas lançam balões com panfletos com críticas ao regime comunista na Coreia do Norte
Ativistas lançam balões com panfletos com críticas ao regime comunista na Coreia do Norte (Jung Yeon-je/AFP)
Ativistas sul-coreanos pró-democracia lançaram nesta segunda-feira balões com milhares de panfletos políticos do outro lado da fronteira, uma semana depois da Coreia do Norte ter ameaçado Seul com uma resposta militar "impiedosa" no caso do envio de propaganda.

Dezenas de militantes lançaram globos com 30.000 panfletos em um parque da cidade de Paju, 60 quilômetros ao norte de Seul. Os moradores da cidade foram contrários à iniciativa, temendo represálias do vizinho comunista, o que provocou disputas.

Na semana passada, as autoridades sul-coreanas haviam impedido uma operação similar por "razões de segurança". Os militantes contrários ao regime de Pyongyang enviam regularmente para o norte panfletos com propaganda que denuncia o autoritarismo do regime e pede a revolta dos norte-coreanos. No ano passado foram enviados textos com referências à chamada "Primavera Árabe".

A operação de lançamento de panfletos, interrompida durante 11 anos, foi retomada em 2010, após o bombardeio por Pyongyang de uma pequena ilha sul-coreana próxima da linha de demarcação marítima. O regime norte-coreano, que impõe uma censura total no território, ameaçou atacar o Sul para impedir o envio, mas o ataque não foi executado.
(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário: