23 de ago. de 2012

Maracanã finaliza estrutura para receber cobertura


A previsão de conclusão da obra é fevereiro de 2013; reforma está orçada em pouco menos de R$ 860 milhões

AE
novo-maracana.jpg
O Maracanã se aproxima de um momento crucial em sua reforma para a Copa do Mundo de 2014, a colocação da enorme cobertura que vai proteger cerca de 76 mil dos 79 mil assentos da nova configuração do estádio. O último anel de compressão da nova cobertura foi instalado nesta quarta-feira. Ao todo, foram colocados 60 anéis, que pesam 40 toneladas cada um.
No próximo mês, depois da conclusão da arquibancada, terá início a instalação dos cabos de aço para sustentação da cobertura, que será içada em novembro.
 
"A fixação do último anel de compressão e a colocação dos degraus (da arquibancada) dão uma visão de como ficará o estádio após a reforma", destacou Ícaro Moreno, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop).
 
O processo de soerguimento de toda a cobertura é complexo. A lona resistente que a compõe tem 68,4 metros de comprimento e vida útil de 50 anos. A arquibancada servirá de apoio para os 120 macacos hidráulicos que farão o levantamento dos cabos tensionados que manterão a cobertura armada.
 
A previsão de conclusão da obra é fevereiro de 2013. A reforma do Maracanã está orçada em pouco menos de R$ 860 milhões.

Nenhum comentário: