18 de abr. de 2013

Rodrigo Janot é o mais votado em lista para escolha do novo procurador

Subprocurador vai encabeçar lista tríplice indicada pela associação da classe à presidente Dilma Rousseff; sucessor de Roberto Gurgel assumirá em agosto

Candidatos à sucessão do procurador-geral da República,Sandra Cureau, Ela Wiecko, Rodrigo Janot e Deborah Duprat
Os candidatos à sucessão do procurador-geral da República,Sandra Cureau, Ela Wiecko, Rodrigo Janot e Deborah Duprat (Agência Brasil e CNJ)
A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) divulgou nesta quarta-feira a lista com os três candidatos mais votados para ocupar o cargo de procurador-geral da República. No topo da lista, o subprocurador Rodrigo Janot recebeu 511 votos. Ele foi seguido pela ouvidora-geral do Ministério Público, Ela Wiecko, com 457 votos, e pela vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, com 445. Em quarto lugar, a vice-procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau, que recebeu 271 votos, ficou fora da disputa. Ao todo, 888 procuradores votaram.
Agora, caberá à presidente Dilma Rousseff escolher um dos nomes da lista tríplice. Tradicionalmente, a chefe do Executivo escolhe o primeiro colocado, acatando a preferência dos integrantes da Associação Nacional dos Procuradores da República. “Tenho certeza de que a presidente da República, que lutou pela democratização do país, prestigiará mais uma vez esse importante momento democrático dos procuradores da República”, afirmou Alexandre Camanho, presidente da ANPR, ao anunciar o resultado do pleito.
A ANPR aguarda agora o agendamento de uma audiência com a presidente para entregar o documento com os três nomes. Após Dilma tomar a decisão, ela enviará o nome ao Senado, onde o escolhido deverá ser sabatinado. O atual chefe do Ministério Público, Roberto Gurgel, ficará no posto até agosto.

Nenhum comentário: