22 de abr. de 2013

A última revolução de Steve Jobs

Iate de US$ 138 milhões construído para o fundador da Apple, morto em 2011, é uma maravilha naval que une design revolucionário, materiais ultraleves e sistemas automatizados de navegação e entretenimento

Lucas Bessel
"Sei que é possível que eu morra e deixe um barco pela metade. Mas preciso continuar a trabalhar nele. Se não fizer isso, é como admitir que estou para morrer.” Foi com essas palavras que Steve Jobs, fundador da Apple, descreveu a paixão que dedicava a seu último sonho: um iate chamado Venus, que ele próprio ajudou a desenhar. O barco é tão inovador quanto os iPhones que estão nas mãos de milhões de pessoas. Seu formato incomum é um reflexo do gosto minimalista de Jobs, um sujeito exigente que passou anos sem ter um sofá na sala de sua casa simplesmente porque foi incapaz de escolher um modelo que lhe agradasse. O guru da tecnologia não chegou a ver seu sonho terminado. Jobs morreu em outubro de 2011 e o Venus, que custou US$ 138 milhões e ficou pronto em 2012, deverá ser colocado à venda por seus herdeiros.
chamada.jpg
INSPIRAÇÃO
Desenho minimalista do iate de Steve Jobs lembra os modernos produtos da Apple
IEpag98_Tecnologia.jpg
As linhas elegantes criadas pelo gênio da Apple em conjunto com o designer francês Philippe Starck não são o único aspecto revolucionário da embarcação. O Venus, construído pelo estaleiro holandês Feadship, é feito de alumínio ultraleve, que tem metade do peso do aço naval, embora ofereça a mesma resistência. Ele não pega fogo, não absorve água e não sofre delaminação. “Cascos de alumínio são feitos com uma liga especial, que aguenta ambientes severos, e podem ser mantidos sem pintura acima da linha d’água”, explica Damien Chaves, engenheiro da fabricante MCP Yachts.
A obsessão de Jobs com o design gerou situações inusitadas. Ele pediu que o salão superior fosse totalmente feito de vidro, sem suportes de metal ou madeira. Para essa missão, convocou o engenheiro-chefe das lojas da Apple, que projetou um vidro mais resistente, capaz de oferecer suporte estrutural. Já as portas de acesso ao compartimento de carga, quando fechadas, ficam praticamente invisíveis.
01.jpg
Não há fotos do espaço reservado aos proprietários no interior. Sabe-se que o projeto de Starck previa seis quartos para a família e eventuais hóspedes. Outra certeza é de que o barco possui eletrônica de ponta. A sala de comando tem sete computadores iMac que integram os sistemas. Piloto automático com GPS, que mantém o iate no curso sem a necessidade de intervenção do capitão, radares meteorológicos e um completo pacote de comunicação e diversão via satélite – com internet, tevê e telefone – vêm com a milionária etiqueta de preço. Moderno, elegante e caro, como todas as invenções de Jobs.
Foto: Franck Robichon/EFE

Nenhum comentário: