17 de abr. de 2013

Estudante chinesa é a 3ª vítima do atentado em Boston

Universidade de Boston informou que aluna morreu na explosão e consulado chinês confirmou cidadania. Sem autorização da família, nome não foi revelado

População escreve mural em homenagem às vítimas dos atentados ocorridos durante a Maratona de Boston
População escreve mural em homenagem às vítimas dos atentados ocorridos durante a Maratona de Boston  - Spencer Platt/Getty Images
A Universidade de Boston informou nesta terça-feira que a terceira pessoa morta no atentado em Boston estudava na instituição. A universidade não divulgou o nome dela por não ter autorização da família. Em um comunicado, a instituição de ensino afirmou que a vítima acompanhava a prova junto com outros dois colegas, perto da linha de chegada. Um deles, uma aluna, ficou ferida e foi submetida a uma cirurgia. Ela está se recuperando bem. O outro estudante não sofreu ferimentos, segundo a instituição.
Pouco depois, o consulado da China em Nova York confirmou que a terceira pessoa morta no atentado é uma mulher de cidadania chinesa. O consulado também não divulgou o nome da estudante, a pedido da família. De acordo com a rede de televisão CNN, um perfil na rede social Linkedln indica que a estudante havia se formado em economia internacional numa universidade chinesa e fazia mestrado em matemática e estatística nos EUA, com conclusão prevista para o próximo ano.
Fundo e recompensa – Nesta terça-feira, o governador de Massachusetts, Deval Patrick, e o prefeito de Boston, Thomas Menino, anunciaram a criação de um fundo para arrecadar dinheiro para as famílias mais afetadas pelo atentado desta segunda-feira. Ele destacou o grande apoio de empresários locais e pessoas unidas para ajudar as vítimas. “O fundo vai funcionar como uma central para receber a necessária ajuda financeira”, explicou o governador.
A polícia de Boston e o sindicato de bombeiros da cidade ofereceram uma recompensa de 50.000 dólares por qualquer informação que leve à captura do responsável ou dos responsáveis pelo atentado que deixou três mortos. As outras duas vítimas fatais foram identificadas como Krystle Campbell, de 29 anos, e Martin Richard, de oito anos.
Os serviços de segurança pública da cidade anunciaram a recompensa quase 24 horas depois do ataque, já que as autoridades ainda não têm nenhum suspeito sob custódia. O FBI, que lidera as investigações, disse nesta terça que está "interrogando uma multidão de testemunhas" em Boston e em seus arredores, após ter recebido "um grande volume de pistas nas últimas 18 horas".
Entre os interrogados, há um jovem saudita, que está entre os feridos e foi qualificado como "pessoa de interesse" para falar sobre as explosões. Ele não é, porém, considerado suspeito, segundo indicaram fontes de segurança à rede CNN. "Iremos até o fim do mundo para encontrar os responsáveis por esse crime desprezível", disse o agente especial do FBI em Boston, Richard Deslauriers.
Cerimônia – As vítimas do atentado serão homenageadas na quinta-feira, em uma catedral da cidade, com a presença do presidente Barack Obama, que cancelou sua participação em um evento na Universidade do Kansas para estar com os familiares dos atingidos pelas explosões.
Onze hospitais da região onde ocorreu o atentado atenderam 183 feridos – 23 estão em estado crítico, segundo a CNN, incluindo nove crianças. A boa notícia é que pelo menos 89 pessoas já foram liberadas pelos médicos.

Atentados nos Estados Unidos

Nova York, 1975

29 de dezembro de 1975 – Um atentado com bomba no saguão principal do aeroporto La Guardia, em Nova York, matou onze pessoas e deixou outras 75 feridas. Os explosivos foram colocados próximos a uma das esteiras de bagagem da companhia Trans World Airlines. A polícia chegou a trabalhar com suspeitos ligados a diversos grupos extremistas, mas nunca encontrou os reais responsáveis pelo atendado, que segue sem solução até hoje.
 
mapa do local das explosões na maratona de Boston
(Com agência EFE)

Nenhum comentário: