17 de dez. de 2012

Problema em interligação causou apagão, diz ONS

Representantes do órgão terão uma reunião com integrantes do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional de Energia Elétrica nesta semana

Apagão em São Paulo
Apagão em São Paulo (Mauricio Lima/AFP)
O apagão que atingiu parte dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais no fim da tarde de sábado foi causado por um problema de interligação no sistema integrado nacional de energia, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A falha acionou o sistema de segurança de equipamentos de transmissão, fazendo com que houvesse cortes seletivos no fornecimento para evitar uma sobrecarga, informou o órgão por meio de sua assessoria de imprensa.
O ONS está apurando as causas e a extensão do problema. Nesta semana, representantes do órgão terão uma reunião com integrantes do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para debater a falha, antes de divulgar um comunicado oficial sobre o apagão. O ONS garantiu que não houve interrupção no fornecimento de energia para hospitais, penitenciárias e escolas.
Em São Paulo, cerca de 1,5 milhão de clientes da Eletropaulo foram atingidos pelo apagão. A companhia informou, por meio de nota, que em sua área de concessão 31 subestações ficaram desligadas. Entre os municípios atendidos pela concessionária houve problemas de fornecimento em Itapevi, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Taboão da Serra, Diadema, Cajamar, Santana de Parnaíba, Jandira e São Bernardo.
Na cidade de São Paulo, os bairros afetados foram Capão Redondo, Balneário Mar Paulista, Rivieira, Americanopolis, Cupece, São Mateus, Mooca, Guaianazes, Talarico, Carrão, Tatuapé, Ipiranga, Vila Maria, Santo Amaro, Rio Bonito, Itaim Paulista, São Miguel Paulista, Vila Guilherme, Saúde e Guarapiranga.
No Rio, 700.000 pessoas foram afetadas em bairros da zona norte e oeste da capital e em sete municípios da Baixada Fluminense, área de concessão da Light. A empresa informou que às 17h55, por conta de uma "anormalidade no sistema interligado, sob responsabilidade do ONS", houve perda do suprimento de energia e algumas subestações foram desligadas por dispositivos automáticos. O restabelecimento de energia foi concluído às 22 horas de sábado.
Outros vinte municípios do estado foram afetados pelo apagão, numa região sob concessão da Ampla. De acordo com a empresa, a falta de luz ocorreu entre 17h54 e 18h25. A concessionária não informou quantas pessoas foram atingidas.

Nenhum comentário: