25 de dez. de 2012

Chile suspende alerta vermelho por causa de vulcão

Autoridades do país detectaram queda na atividade das erupções da cratera

Vulcão Copahue expelindo cinzas no Chile
Vulcão Copahue expelindo cinzas no Chile (Antonio Huglich/AFP)
O Chile suspendeu na tarde desta segunda-feira o alerta vermelho nas imediações do vulcão Copahue, na fronteira com a Argentina, após uma queda na atividade das erupções nas últimas horas.

No último relatório do Escritório Nacional de Emergência, divulgado na noite de segunda, o órgão informa que o Serviço Nacional de Geologia e Mineração determinou a redução do nível de alerta de vermelho para laranja. "O processo eruptivo do vulcão Copahue continua com uma intensidade menor. Não se reportou a ocorrência de avalanches por nenhum dos rios que nascem no vulcão, nem fluxo de água com lava", detalhou o texto.


O relatório, no entanto, recomenda "especial atenção em um raio de 5 quilômetros em torno da cratera ativa e das margens dos rios que nascem no vulcão".

O vulcão Copahue entrou em erupção no último sábado, colocando Chile e Argentina em alerta. Apesar das autoridades dos dois países não terem efetuado nenhuma evacuação dos moradores, alguns habitantes das áreas de risco decidiram deixar suas casas por conta própria.

Puyehue - No ano passado, centenas de voos foram cancelados depois da erupção do vulcão chileno Puyehue - a atividade do vulcão provocou o cancelamento inclusive de voos no Brasil. A erupção ocorreu durante as férias de inverno, causando enormes prejuízos econômicos para cidades turísticas como Bariloche.

(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário: