2 de dez. de 2012

PF prende 9 em operação contra tráfico internacional

Bando fornecia drogas – principalmente crack e cocaína – para as facções Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital

Operação Vera Cruz, da Polícia Federal, apreendeu drogas, animais e máquinas agrícolas
A PF também apreendeu dez máquinas agrícolas de valor entre 300 000 e 500 000 reais (Divulgação/PF)
Nove pessoas foram presas nesta sexta-feira na Operação Vera Cruz da Polícia Federal (PF) para desarticular uma quadrilha especializada em tráfico internacional de entorpecentes. A PF investiga o esquema que fornece drogas – principalmente crack e cocaína – para as facções Comando Vermelho, do Rio de Janeiro, e Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo. A ação prevê o cumprimento de 22 mandados de prisão e outros 60 de busca e apreensão em sete estados.
O esquema contava com o transporte de entorpecentes do Paraguai para o Brasil, usando veículos de luxo. A droga ficava escondida na carroceria dos carros e cruzava a fronteira sem ser notada. Segundo a PF, até as 14 horas, dos nove homens presos, seis estavam no Paraná, dois em Santa Catarina e um em São Paulo. Os policiais disseram que ainda há cinco pessoas foragidas da Justiça.
Além das prisões, a operação apreendeu em uma fazenda em Santa Luzia do Pará – a 200 quilômetros de Belém – sete cavalos de raça. Cada um tem valor estimado em 100 000 reais. Dez máquinas agrícolas – com valor entre 300 000 e 500 000 reais – e duas armas de fogo também foram apreendidas. A Justiça bloqueou os bens pessoais de todos os investigados.
De acordo com a PF, até o começo da tarde, os mandados de busca e apreensão na Bahia foram concluídos com a apreensão de documentos relacionados ao comércio ilegal de entorpecentes. A corporação ainda não tem o balanço do Rio de Janeiro. A operação acontece de forma simultânea nos estados do Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
O Ministério Público Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai apoiam a Operação Vera Cruz.

Nenhum comentário: