10 de dez. de 2012

Cristina pede independência à justiça argentina em discurso

Presidente criticou setores do judiciário que não respeitam a 'vontade popular'

Cristina Kirchner junto ao grupo de música Choque Urbano no dia 9 de dezembro em Buenos Aires
Cristina Kirchner junto ao grupo de música Choque Urbano no dia 9 de dezembro em Buenos Aires (Alejandro Pagni/AFP)
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, defendeu mais independência da justiça em um discurso no domingo no ato central do Dia da Democracia e dos Direitos Humanos, realizado na Praça de Maio de Buenos Aires. O ato foi convocado pelo governo nacional como uma vigília para 10 de dezembro, quando se celebra o aniversário de 29 anos do retorno à democracia após a última ditadura militar (1976-1983).
"A justiça tem que ser independente da política e das corporações", disse Kirchner, antes de afirmar que "há setores que seguem conduzindo em uma lógica de não respeito à vontade popular". "Não digo apenas pela Lei de Meios Audiovisuais", disse, a respeito da norma que teve a aplicação suspensa por uma liminar obtida pelo Grupo Clarín e que o governo tenta revogar na Suprema Corte.
  A intenção oficial de que o ato coincidisse com a entrada em vigor da Lei de Meios, aprovada em 2009, foi frustrada porque na quinta-feira a justiça aceitou um pedido do Grupo Clarín e prorrogou a medida cautelar que expirava na sexta-feira e suspende os artigos que obrigam o conglomerado a vender licenças de rádio e televisão.
 
(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário: