26 de dez. de 2012

Bastos: repressão em 2012 passou dos limites

Procurado pela imprensa para comentar o próprio texto, Márcio Thomaz Bastos se esquivou
São Paulo. Advogado de um dos condenados no julgamento do processo do mensalão, o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos atacou em um artigo a possibilidade de uma "degeneração autoritária de nossas práticas penais" e afirmou que a "tendência repressiva passou dos limites em 2012".


O advogado e ex-ministro em um artigo publicado no site "Consultor Jurídico", faz um balanço crítico dos acontecimento do ano FOTO: AGÊNCIA BRASIL

No texto, publicado na última segunda-feira no site "Consultor Jurídico", com reflexões sobre a atividade dos advogados criminalistas, Thomaz Bastos faz um "balanço crítico dos acontecimentos" do ano.

Não cita o processo do mensalão diretamente, mas faz uma série de referências à ação.

Finalizada em 17 de dezembro, ela levou à condenação de 25 réus pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A corte concluiu que o esquema, comandado pelo PT, corrompeu congressistas em troca de apoio no primeiro mandato do ex-presidente Lula.

Na ação, Thomaz Bastos (que foi ministro de Lula) defendeu o ex-vice-presidente do Banco Rural José Roberto Salgado, condenado a 16 anos e 8 meses de prisão mais o pagamento de R$ 926 mil em multas por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas.

Salgado foi acusado pelos empréstimos feitos pelo banco ao PT e às agências de Marcos Valério, dinheiro que teria financiado o esquema. Para Thomaz Bastos, há um "sentimento de desprezo pelos direitos e garantias fundamentais" que age "à sombra da legítima expectativa republicana de responsabilização. Não é de hoje que o direito de defesa vem sendo arrastado pela vaga repressiva que embala a sociedade brasileira", escreve.

Ele critica também a "tendência a tornar relativo o valor da prova necessária à condenação criminal" e sustenta que, "quando juízes se deixam influenciar pela ´presunção de culpabilidade´, são tentados a aceitar apenas ´indícios´, no lugar de prova concreta. Como se coubesse à defesa provar a inocência do réu!", afirma.

Ao longo do julgamento, defesas queixaram-se de que seus clientes foram condenados sem provas. Thomaz Bastos escreve ainda que "a disciplina da persecução penal não pode ser colonizada por uma lógica estranha, simplesmente para facilitar condenações".

Sem comentários

Durante o julgamento do mensalão, ministros citaram em seus votos a teoria do domínio do fato, segundo a qual o autor não é só quem executa o crime, mas quem tem o poder de decidir sua realização e planejamento. "Quanto mais excepcionais os meios, menos legítimos os fins alcançados pela persecução inspirada pelo ideal jacobino da salvação nacional", escreve. Procurado, Thomaz Bastos disse que não gostaria de comentar o texto.

Um comentário:

Anônimo disse...

363Lugar de advogado corrupto e políticos ladrões é . . . NA CADEIA !
Esse Bastos é um conversa mole. Ganhou uma nota preta do seu cliente, perdeu a causa e agora quer justificar sua incompetência. Além do mais é um petulante . . . doa a quem doer !