31 de dez. de 2012

Polícia resgata nove reféns de assalto a fábrica no RS

Segundo polícia, todos estão bem. Paradeiro de assaltantes é desconhecido

Reféns foram libertados em Cotiporã após 20 horas de buscas
Reféns foram libertados em Cotiporã após 20 horas de buscas (Juan Barbosa/Agência RBS)
Após quase 20 horas de buscas, a polícia do Rio Grande do Sul conseguiu localizar os nove reféns restantes do assalto a uma fábrica de joias no município de Cotiporã, na serra gaúcha. O resgate das vítimas ocorreu por volta das 23 horas deste domingo. Segundo o QG da polícia instalado no município, todos estão bem. Ainda não há notícias sobre o paradeiro dos bandidos.
Os assaltantes tinham se escondido com os reféns em uma área de floresta na fronteira com a Argentina, depois que três membros do grupo criminoso morreram em um tiroteio com a polícia, logo após o roubo. Após várias horas de cerco a uma ampla região rural de Cotiporã, os reféns (seis mulheres, uma criança e dois homens, sete deles da mesma família) se apresentaram ilesos perante os agentes de uma das barreiras montadas em estradas na área.
"Estamos com os nove reféns sãos, salvos e em bom estado", informou o capitão Juliano Amaral, oficial da Polícia Militar do Rio Grande do Sul, em mensagem na página no Twitter da corporação. Segundo Amaral, os reféns foram libertados na mata a cerca de cinco quilômetros da residência da qual foram tirados à força pelos assaltantes. Ao enxergarem uma viatura da polícia, se aproximaram e se identificaram.
Assalto – O ataque à fábrica de joiais ocorreu às 2 horas da madrugada deste domingo, e os bandidos fugiram com nove reféns, utilizados como escudo humano. Sete foram libertados durante a ação da polícia, mas os bandidos invadiram uma casa e fizeram reféns outras sete pessoas de uma mesma família, incluindo uma criança.
A polícia realizou boqueios em algumas estradas da região: em um desses pontos, houve tiroteio entre criminosos e policiais. Na ocasião, foi morto o foragido mais procurado do estado, Elisandro Rodrigo Falcão, responsável por diversos assaltos a bancos e roubos.
A polícia gaúcha prosseguiu durante a madrugada com a operação de busca pelos assaltantes, mas não há informação sobre os criminosos. O trabalho continua pelo menos até manhã desta segunda-feira, inclusive com as barreiras nas estradas.
Atualizado às 6h50
(Com agência EFE e Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário: