24 de dez. de 2012

Coreia do Norte tem foguete capaz de atingir EUA, diz Seul

Apesar da tecnologia rudimentar utilizada no míssil lançado no último dia 12, especialistas sul-coreanos indicaram que o projétil tinha alcance de 10.000 km

Pesquisador sul-coreano analisa fragmento do foguete da Coreia do Norte
Pesquisador sul-coreano analisa fragmento do foguete da Coreia do Norte (AFP)
A Coreia do Sul afirmou neste domingo que Pyongyang tem tecnologia para lançar um foguete com capacidade de atingir os Estados Unidos. A conclusão foi baseada em análises feitas em fragmentos recuperados do mar do foguete Unha-3, lançado pela Coreia do Norte no início do mês.
Oficiais do ministério de Defesa sul-coreano indicaram que o propulsor do míssil do país vizinho seria capaz de transportar uma carga útil de 500 quilos e voar mais de 10.000 quilômetros, podendo alcançar a costa oeste americana, onde estão localizadas cidades como Los Angeles, São Francisco e Seattle. Os analistas, no entanto, apontaram que a tecnologia propulsora usada no foguete é rudimentar, típica dos mísseis utilizados pela União Soviética.

Ameaça nuclear distante - Apesar do lançamento de dezembro - o primeiro bem-sucedido na história do país - ter servido como uma demonstração de força do regime de Kim Jong-un, especialistas citados pela rede britânica BBC garantem que a Coreia do Norte ainda está muito longe de desenvolver um míssil nuclear intercontinental.

Segundo eles, não há confirmação de que Pyongyang tenha a tecnologia necessária para sustentar a reentrada de um foguete na atmosfera. Além disso, a Coreia do Norte também não teria uma ogiva pequena o suficiente para ser transportada pelo projétil.

(Com agência EFE)

Nenhum comentário: