12 de set. de 2012

Talibãs arrecadam US$ 400 milhões em 2011 com impostos e extorsões

O dinheiro foi conseguido por meio de impostos, doações e extorsões de empresários e traficantes de drogas no Afeganistão

AFP

Sem-Título-2.jpg
Os talibãs adquiriram 400 milhões de dólares no ano passado por meio de impostos, doações e extorsões de empresários e traficantes de drogas no Afeganistão, de acordo com um novo relatório das Nações Unidas. Os talibãs afegãos também arrecadaram centenas de milhões de dólares dos bilhões injetados no país para o desenvolvimento de projetos, segundo o relatório revelado por especialistas em sanções do Conselho de Segurança da ONU. Os especialistas estimaram que os talibãs arrecadaram 400 milhões de dólares em doze meses (entre março de 2011 e março de 2012).
"Receitas provenientes da extorsão de empresas e de produtores e traficantes de drogas, companhias de construção e de transporte, operadoras de telefonia móvel, empresas de mineração e projetos de ajuda e desenvolvimento vão para a Comissão Financeira Talibã, que representa os líderes talibãs", indica o relatório.
Os especialistas ressaltam que as doações são uma fonte importante de financiamento que também vai para os chefes militares.
O relatório cita as estimativas feitas pela Força Internacional de Assistência à Segurança da Otan (Isaf), que calcula que os ataques militares custam entre 100 e 150 milhões de dólares, enquanto que o restante do dinheiro serve para manter a insurreição.
 
"Desde 2006 os talibãs conseguiram financiar um número sempre crescente de ataques, refletindo um aumento da receita ano após ano".
Os talibãs cobram os impostos tradicionais: 10% sobre a colheita e 2,5% sobre o patrimônio. O imposto sobre a colheita é a "principal fonte" de receita, segundo o informe. Mas os talibãs também cobram outros impostos, por exemplo pela água, pelo fornecimento de energia elétrica e por outros serviços.

Nenhum comentário: