6 de set. de 2012

KC-390 - FAB e EMBRAER Defesa e Segurança Concluem Revisão do Projeto

São José dos Campos, 05 de setembro de 2012 – A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Embraer Defesa e Segurança concluíram em agosto a revisão preliminar de projeto (PDR), do jato de transporte militar KC-390. O evento contratual, um marco relevante do programa, ocorreu nas instalações da Embraer em Eugênio de Melo, no período de 20 a 29 de agosto.
Ao longo do evento, a Embraer apresentou ao Comando da Aeronáutica as características técnicas das soluções de projeto adotadas para a estrutura e os diversos sistemas da aeronave, incluindo as definições dos principais componentes e suas interfaces, demonstrando que o projeto alcançou a maturidade esperada para a fase atual.
“Ficamos muito satisfeitos com o que foi apresentado e estamos seguros de que o projeto está no caminho certo”, disse o Coronel-Engenheiro Sergio Carneiro, Gerente do Projeto KC-390 na FAB. “Verificamos todos os principais aspectos do projeto da aeronave e o KC-390 segue atingindo as expectativas da Força Aérea Brasileira”.
Como parte da revisão de projeto, foi também realizada uma avaliação da ergonomia da cabine de pilotagem, com a participação de militares do Comando da Aeronáutica, com destaque para a 1º Tenente-Aviadora Joyce de Souza Conceição, do 1º/1º Grupo de Transporte, primeira mulher piloto a avaliar a cabine do KC-390.
“As discussões com a Força Aérea foram muito produtivas e estamos contentes com o resultado do trabalho”, disse Paulo Gastão Silva, Diretor do Programa KC-390 na Embraer. “Temos uma equipe muito competente e motivada neste projeto e vamos continuar trabalhando firme para satisfazer nosso cliente”.
O próximo grande evento contratual será a revisão crítica de projeto (CDR), quando deverá ser comprovada a maturidade do projeto para a fabricação dos protótipos.
O KC-390 é o maior avião já construído pela indústria aeronáutica brasileira e estabelecerá um novo padrão para aeronaves de transporte militar de médio porte em termos de desempenho e capacidade de carga, além de contar com avançados sistemas de missão e de voo.

Nenhum comentário: