28 de set. de 2012

Irã ameaça retaliar ‘com toda sua força’ caso seja atacado

Em discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, premiê israelense Benjamin Netanyahu afirmou que a diplomacia não funciona mais com Teerã

Falatório: Ahmadinejad e Netanyahu trocam ameaças
Ahmadinejad e Netanyahu: tensão entre Irã e Israel cresce na ONU (Vahid Salemi/AP e Uriel Sinai/Reuters)
Em resposta ao discurso do premiê israelense Benjamin Netanyahu, na Assembleia Geral da ONU, o Irã prometeu retaliar caso sofra um ataque estrangeiro. "O Irã tem a força necessária para se defender e se reserva o direito de responder com toda sua força contra qualquer ataque", afirmou a delegação de Teerã no plenário, na quinta-feira, usando o direito de resposta aos discursos realizados na Assembleia Geral.

Mais cedo, Netanyahu reiterou em sua fala na ONU que a diplomacia não está funcionando com o governo de Mahmoud Ahmadinejad e afirmou que o tempo para impedir que Teerã fabrique uma bomba atômica está acabando. "Nada ameaça mais a paz mundial do que um Irã com uma arma nuclear." A delegação iraniana rejeitou que seu programa nuclear tenha fins militares e voltou a afirmar que as instalações atômicas no país são "exclusivamente pacíficas".

Estados Unidos -
Discursando na última segunda-feira, o presidente americano Barack Obama destacou que seu país vai fazer o possível para que o Irã não desenvolva uma arma atômica. Ele defendeu que ainda há tempo para a diplomacia, mas enfatizou que este tempo "não é ilimitado". Ao chegar a Nova York, também na segunda, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad havia afirmado que não acredita em um ataque por parte de Israel. "Fundamentalmente, nós não levamos a sério as ameaças dos sionistas", disse ele.

(Com agência EFE)

Nenhum comentário: