22 de set. de 2012

Cristina coloca nota em homenagem à Evita em circulação

A nota que trás o rosto de Evita representa uma ideia bastante antiga, baseada em um projeto datado do ano da morte da esposa de Juan Perón

Nova nota de 100 pesos que homenageia Evita
Nova nota de 100 pesos que homenageia Evita (Divulgação/EFE)
Em mais um rompante nacionalista, Cristina Kirchner colocou em circulação uma nova nota de 100 pesos (cerca de R$ 43,2), a de maior valor no país, que homenageia a figura de Eva Perón, símbolo maior do populismo argentino, em ocasião do 60° aniversário de sua morte, assim como uma moeda de 2 pesos (R$ 0,87), que relembra o trigésimo aniversário da guerra das Malvinas (1982).

Entenda o caso


  1. • As Ilhas Malvinas - Falkland, em inglês - ficam a cerca de 500 quilômetros do litoral argentino, mas são administradas e ocupadas pela Grã-Bretanha desde 1833.
  2. • O arquipélago foi motivo de tensão entre os dois países até que, em 1982, o ditador argentino Leopoldo Galtieri comandou uma invasão ao território.
  3. • O governo britânico reagiu rapidamente, enviando às ilhas uma tropa quase três vezes maior do que a da Argentina, que se rendeu dois meses depois.
  4. • Na guerra morreram 255 militares britânicos e mais de 650 argentinos.
Por enquanto, a nota de Evita circulará juntamente com a atual de 100 pesos, que leva o rosto de Julio Argentino Roca, militar por duas vezes presidente da Argentina (1880-1886 e 1898-1904), figura histórica muito questionada pelo governo. Mas os jornais argentinos afirmam ser bem possível que Cristina decida, em breve, manter apenas a nota de Evita.
Atualmente já circulam na Argentina duas moedas cunhadas em homenagem a Evita, uma de 1997, feita em comemoração à lei do voto feminino, e outra de 2002, quando se completou meio século da morte da ex-primeira dama, ocorrida em 26 de julho de 1952.


Divulgação/EFE
Peso argentino que comemora a guerra das Malvinas
Peso argentino que comemora a guerra das Malvinas
A moeda das Malvinas, por sua vez, é uma edição apenas comemorativa e apresenta o logotipo da União das Nações Sul-americanas (Unasul) integrado aos 12 países da região que respaldaram a reinvindicação argentina pela soberania do arquipélago. Em seu contorno, pode-se ler a mensagem “Malvinas - Causa regional americana”.
(Com Agência EFE)

Nenhum comentário: