9 de out. de 2009

Comandante conhece estrutura da Segurança Pública

O comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva de Rondônia, general de brigada Artur Costa Moura, visitou em Rio Branco nesta manhã a estrutura de Segurança Pública do Estado do Acre. Acompanhado do comando da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e 4º Bis, o general se reuniu com a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, que de o processo de composição do atual formato de segurança do Estado que agrega as polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros e as políticas públicas definidas pelo governador Binho Marques para o setor.
Depois de conhecer a sede da Polícia Militar, o comandante da 17ª Brigada visitou as instalações do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps) Francisco Mangabeira e a 2º Unidade de Segurança Pública. “Este encontro faz parte da previsão de realizar contatos e buscar atividades em comum como a Operação Curare IV que desenvolvemos recentemente”, explica Artur Moura. A Operação Curare, realizada no Acre especialmente na região de fronteira, reuniu mais de 700 homens do Exército de brigadas do Acre, Rondônia, Amazônia e Goiás, em trabalho conjunto com a Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e Ibama.
Com uma grande extensão de faixa de fronteira e com acesso via terrestre para os países Peru e Bolívia, o Acre tem importantes desafios a enfrentar na área de Segurança Pública. A secretária Márcia Regina diz que “mesmo sendo de competência da União a fiscalização da fronteira, o Acre se utiliza dessas parcerias em muitas ações como a do diagnóstico feito a partir da Operação Curare”.
A parceria entre Polícia Militar e Exército é considerada histórica pelo comandante da PM, Coronel Romário Célio. Ele enfatiza que o trabalho em conjunto é importante não só em operação ostensivas como na troca de informações entre os serviços reservados que ajuda a reduzir a criminalidade.

Nenhum comentário: