19 de jun. de 2009

Último fuzil roubado do Exército é encontrado

O último fuzil roubado do quartel do 6º Batalhão de Infantaria Leve de Caçapava, a 115 quilômetros de São Paulo, e que ainda estava desaparecido foi encontrado na tarde de ontem. Policiais chegaram até o armamento depois de prender, na manhã de ontem, o oitavo envolvido no roubo dos sete fuzis calibre 762. À tarde, o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) de São José dos Campos, anunciou a recuperação da arma.
Os fuzis automáticos leves, calibre 7,62 mm, são armas de uso exclusivo das Forças Armadas. O 6º Batalhão de Infantaria Leve foi invadido às 23h30 do dia 8 de março por cinco ladrões. Eles renderam os soldados e anunciaram o assalto. Aproximadamente 300 militares passaram um mês nas ruas de cidades do Vale do Paraíba. A maior concentração de soldados foi no bairro Campo dos Alemães, em São José dos Campos.
Gerson Cândido de Oliveira Júnior, o Juninho, foi preso na capital e levado para São José dos Campos, onde prestou depoimento. O tenente-coronel, José Mateus Ribeiro, disse que a cooperação entre as Polícias Civil, Militar e Federal com o Exército foi fundamental para o sucesso da prisão da maior parte dos envolvidos, restando apenas um suspeito foragido. Segundo a polícia, a quadrilha tem ligações com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Segundo Ribeiro, após a prisão de Juninho, uma ligação anônima informou a localização do último fuzil, que estava coberto com lençol dentro de uma valeta às margens da Rodovia Carvalho Pinto, na altura do km 90, entre São José dos Campos e Jacareí.
Armas encontradas
O primeiro dos sete fuzis foi recuperado em 10 de abril. Ele estava escondido na churrasqueira de uma casa em São José dos Campos. No dia 8 de maio, outros quatro fuzis, dois carregadores e 40 munições do exército foram recuperados pela Polícia Civil num sítio em Jambeiro, distante cerca de 20 km da cidade de onde as armas foram levadas. O armamento estava enterrado no curral, protegido por um tubo improvisado, feito com três galões de água cortados e encapados com papel alumínio.
O sexto fuzil foi achado num terreno baldio em Caraguatatuba, no litoral norte, em 13 de maio.

Nenhum comentário: