28 de jun. de 2009

Adolescente internada em São Gabriel (RS) com gripe suína continua em estado grave

O estado de saúde da estudante de 14 anos de São Gabriel (RS) diagnosticada com gripe suína --a chamada gripe A (H1N1)-- ainda é considerado grave. De acordo com o HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria), no entanto, ela apresenta uma "progressiva e significativa" melhora no seu quadro.
A estudante que está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e respira com a ajuda de equipamentos, mas houve uma redução gradual na necessidade do uso aparelhos. Não há previsão de alta.
A adolescente está no hospital desde o dia 21, e contraiu a doença após uma viagem a Buenos Aires, na Argentina. Segundo o Ministério da Saúde, dos 627 casos da doença no país, 40 são no Rio Grande do Sul.
Morte
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou na tarde deste domingo a morte de uma pessoa em Passo Fundo (RS) devido à gripe suína. É o primeiro caso de morte vítima da doença no Brasil. Outros dois exames estão sendo aguardados, um deles de um norte-americano.
O ministro não citou o nome do paciente. Entretanto o Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, informou que se trata do caminhoneiro Vanderlei Vial, 29, que esteve na Argentina a trabalho e retornou no dia 20 ao Brasil.

Nenhum comentário: