12 de jun. de 2009

Anúncio de pandemia de gripe suína leva México a manter alerta

O governo do México mudou seus planos e decidiu manter o alerta pela epidemia de gripe suína no país, o epicentro da infecção pelo novo tipo de vírus influenza A H1N1, depois que a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta quinta-feira que a doença atingiu o nível de pandemia.
"Diante dessa situação, não podemos remover o alerta [...] vamos mantê-lo por algumas semanas", disse o ministro da Saúde mexicano José Angel Córdova. Ele mesmo havia anunciado dias atrás que planejava suspender o alerta de epidemia da nova gripe.
O ministro afirmou que a decisão não significa que a declaração de uma pandemia tenha um impacto importante no México, porque o vírus no país "já está em uma fase endêmica e não em uma fase epidêmica".
As autoridades de saúde mexicanas informaram nesta quinta-feira que houve mais uma morte causada pela doença no país, o que eleva para 109 o número de mortos na epidemia. O total de registros de pessoas infectadas chegou a 6.403. No balanço divulgado pela OMS na manhã desta quinta-feira são registrados 6.241 casos no país e 108 mortes.
"O México está em uma fase de controle do vírus, que não vai desaparecer, mas haverá poucos casos, que serão controlados", disse o ministro da Saúde.
Na última segunda-feira, o coordenador da ONU (Organização das Nações Unidas) para Gripe Aviária e Segurança Alimentar, David Nabarro, disse que a reação demonstrada pelas autoridades mexicanas ao surto de gripe suína no país foi "excelente".
Nabarro elogiou o compartilhamento de informações com outros países e o funcionamento global do sistema de saúde, melhorado nos últimos anos graças à cooperação entre vários órgãos e governos. Ele ainda ressaltou a importância de diagnósticos eficientes serem obtidos em pouco tempo "para ajudar o mundo a se preparar para uma [eventual] pandemia".
"Moderada"
A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, anunciou nesta quinta-feira a elevação para o nível máximo do grau de alerta por causa da gripe suína, mas afirmou que se trata de "uma pandemia moderada". A decisão de declarar a pandemia (epidemia generalizada) --a primeira em 41 anos-- foi tomada devido à abrangência mundial da doença, que já atinge 74 países, e não à periculosidade do vírus.
A última declaração de pandemia ocorreu em 1968, quando um surto de gripe causou a morte de mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo. Em todo o século 20, foram registradas três pandemias.
A transmissão intercomunitária do vírus, assim como a extensão geográfica dos novos casos, são os principais critérios analisados pela OMS para determinar a passagem da fase cinco para a fase seis, o nível máximo na escala de alerta de pandemias.
"Pandemia significa extensão [do vírus]. Mas um maior nível de alerta pandêmico não significa necessariamente que vamos ver um vírus mais perigoso ou que muita gente vá ficar gravemente doente", disse, em entrevista coletiva,
A última declaração de pandemia ocorreu em 1968, quando um surto de gripe causou a morte de mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo. Em todo o século 20, foram registradas três pandemias.A transmissão intercomunitária do vírus, assim como a extensão geográfica dos novos casos, são os principais critérios analisados pela OMS para determinar a passagem da fase cinco para a fase seis, o nível máximo na escala de alerta de pandemias.
"Pandemia significa extensão [do vírus]. Mas um maior nível de alerta pandêmico não significa necessariamente que vamos ver um vírus mais perigoso ou que muita gente vá ficar gravemente doente", disse, em entrevista coletiva, a diretora-geral da OMS. BRASIL

Nenhum comentário: