18 de jun. de 2009

Passageiros de ônibus onde viajou vítima da nova gripe são procurados em SP

O Centro de Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde procuram passageiros que estavam em um ônibus que saiu de São Paulo às 13h de sexta-feira (12) rumo a Sorocaba, a 99 km da capital paulista. No ônibus estava um estudante de 27 anos que veio da Argentina e teve o diagnóstico da nova gripe confirmado pelo Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).O veículo da Viação Cometa saiu do Terminal da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, com destino a Sorocaba. O embarque ocorreu às 13h e a viagem durou cerca de uma hora e vinte minutos. No ônibus estavam 24 passageiros. Nem todos preencheram dados na passagem, como nome, telefone e endereço, conforme determina uma norma da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) para viagens acima de 60 km.Apenas 11 passageiros foram encontrados e já buscaram o primeiro atendimento. Nenhum deles apresentou o sintoma da doença. Um parente do estudante de Sorocaba teve febre e acabou sendo mais um caso considerado suspeito para a Secretaria de Saúde.
A preocupação da Vigilância Epidemiológica agora é com novos casos que possam surgir. A partir desta quinta-feira (18), o Conjunto Hospitalar de Sorocaba passa a ser hospital de referência. Pacientes com suspeita da doença não precisam mais se deslocar para Campinas ou São Paulo. Além de internações, no hospital também serão feitos exames que podem confirmar o diagnóstico.
Em nota, a Viação Cometa negou que o procedimento de preencher a ficha de identificação não tenha sido respeitado. A assessoria de imprensa informou que forneceu a lista de passageiros e as cópias das passagens.

Nenhum comentário: