23 de jun. de 2009

Prefeitura de São Gabriel - RS decreta situação de emergência

A suspeita de 17 pessoas contaminadas com a nova gripe em São Gabriel levou a prefeitura a decretar situação de emergência nesta segunda-feira. Na prática, isso significa que, a partir desta terça-feira, as aulas em todas as escolas e creches da cidade estão suspensas por tempo indeterminado.

Eventos com aglomeração de pessoas, como festas, shows e cultos religiosos, estão proibidos. Consultas agendadas em postos de saúde estão canceladas. Só serão atendidos casos de urgência e emergência. A medida tem como objetivo evitar uma possível proliferação do vírus.

O primeiro caso suspeito na cidade foi de uma adolescente de 14 anos, que está internada na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Os pais dela estão em isolamento domiciliar porque também estão com sintomas suspeitos da gripe A.

O pronto-socorro do Husm atendeu, na manhã desta segunda-feira, 10 pacientes da Região Central que, desde domingo, estão com suspeita da gripe A. Entre eles, está um casal que teve as suspeitas descartadas devido à comprovação de que está com intoxicação alimentar.

Outras sete pessoas tiveram amostras de secreções nasais recolhidas para que o material seja encaminhado para o Laboratório Central do Estado, que fica em Porto Alegre. Os resultados dos exames devem ser divulgados até quinta-feira, dia 25.

Nenhum comentário: