O encontro será em Sirte, na Líbia, governada há 40 anos — pelo iluminista Muamar Khadafi. Entre outras graças em sua biografia, Khadafi mandou explodir um avião da Pan Am em 1988. Morreram 270 pessoas. Por incrível que pareça, ele assumiu a responsabilidade, aceitando indenizar as famílias. Foi um atentado de uma série.
30 de jun. de 2009
Direto da Líbia - Lula condena golpe em Honduras e pede respeito à democracia
O encontro será em Sirte, na Líbia, governada há 40 anos — pelo iluminista Muamar Khadafi. Entre outras graças em sua biografia, Khadafi mandou explodir um avião da Pan Am em 1988. Morreram 270 pessoas. Por incrível que pareça, ele assumiu a responsabilidade, aceitando indenizar as famílias. Foi um atentado de uma série.
28 de jun. de 2009
Um Golpe no Socialismo
mas, sim por um processo de transição absolutamente legal, tal como está contemplado em nossas leis", afirmou Roberto Micheletti, presidente do Congresso, imediatamente após ser empossado como novo presidente de Honduras pelo Parlamento, como manda a constituição hondurenha. "O que fizemos aqui foi um ato democrático porque nosso exército somente cumpriu o que ordenou a Corte da Justiça e os juízes", acrescentou ele, quando foi fortemente aplaudido por seus colegas deputados. "Para o mundo inteiro, nós vamos exigir respeito de qualquer nação que tente pisotear nossa soberania", declarou ainda Micheletti, em meio a novos aplausos de seus colegas.Para choro e ranger de dentes das ratazanas, não é um golpe militar. Não há nenhuma junta militar. Os militares voltaram para os quartéis. E, se não aparecerem terroristas, guerrilheiros e agentes comunistas infiltrados, lá ficarão, avalizando a volta da democracia, que será plenamente restabelecida em eleições gerais a serem realizadas em janeiro próximo. O único golpe foi no socialismo. Nocaute técnico, sem nariz sangrando.
Fonte - http://coturnonoturno.blogspot.com/2009/06/um-golpe-no-socialismo.html
Governo brasileiro condena golpe militar em Honduras
da Folha OnlineO governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, condenou a ação militar que obrigou o presidente de Honduras, Manuel Zelaya, a sair do país em direção à Costa Rica, na manhã deste domingo (28). A situação hondurenha ainda é incerta.
Em entrevistas concedidas no começo da tarde de hoje, Zelaya negou que tenha pedido asilo político, e disse que foi vítima de um "sequestro brutal" arquitetado por parte do corpo militar do país.
Presidente Lula está acompanhando a situação de Honduras, informa comunicado; governo condena o golpe militar no país. "O governo brasileiro condena de forma veemente a ação militar que resultou na retirada do Presidente de Honduras, José Manuel Zelaya, do Palácio Presidencial em Tegucigalpa no dia de hoje e sua condução para fora do país", informa a nota, encaminhada à imprensa no começo da tarde de hoje.
"Ações militares desse tipo configuram atentado à democracia e não condizem com o desenvolvimento político da região", diz o comunicado. "Eventuais questões de ordem constitucional devem ser resolvidas de forma pacífica, pelo diálogo e no marco da institucionalidade democrática".
O documento diz ainda que o "governo brasileiro solidariza-se com o povo hondurenho e conclama a que o Presidente Zelaya seja imediata e incondicionalmente reposto em suas funções".
Ainda de acordo com a declaração, o presidente Lula acompanha a situação por meio de contatos com outros Chefes de Estado e por intermédio de informações repassadas pelo ministro Celso Amorim.
Deputados nomeiam presidente do Congresso para presidência de Honduras
da Folha Online
com Efe e France Presse
Atualizado às 17h44.
Os poderes Legislativo e Judiciário de Honduras se apressaram em preencher o vazio de poder com a ação militar que expulsou o presidente Manuel Zelaya do país. Enquanto o Supremo Tribunal Eleitoral confirmou as eleições gerais para novembro, com o apoio das Forças Armadas, o Congresso hondurenho já nomeou o presidente do Congresso, Roberto Micheletti, por unanimidade, como novo presidente do país.
Entenda a crise que levou ao afastamento do presidente de Honduras
| Edgard Garrido/Reuters |
![]() |
| Deputados nomearam Roberto Micheletti, líder do Congresso, como novo presidente do país |
"Se a origem das ações do dia de hoje estava baseada em uma ordem judicial emitida por um juiz competente, sua execução está dentro dos preceitos legais", afirma comunicado de representantes do Judiciário local, lido em cadeia nacional. As ações "devem se desenvolver contra tudo o que ilegalmente se interponha para devolver o império da lei ao Estado de Honduras", prossegue o texto.
Já no Legislativo, o secretário do Congresso de Honduras, Jose Alberto Saavedra, declarou que Zelaya havia apresentado uma carta de renúncia neste domingo, alegando "problemas de saúde", o que foi desmentido pouco depois pelo próprio Zelaya, em uma entrevista à rede de televisão CNN, em espanhol.
"Nunca renunciei. Sou presidente eleito", afirmou o presidente hondurenho. "[A renúncia] totalmente falsa. Trata-se de uma conspiração política embasada militarmente."
A nomeação de Micheletti segue o preceito constitucional hondurenho de que na ausência total do presidente e de seu vice (neste caso, Elvin Santos, que renunciou em 2008), assume o presidente do Parlamento.
Por unanimidade, os deputados hondurenhos decidiram destituir Zelaya devido a "sua explícita condução irregular" e "por suas reiteradas violações à Constituição e às leis bem como a inobservância das resoluções e sentenças dos órgãos institucionais", de acordo com a declaração lida no Congresso.
Micheletti deve ocupar o cargo "pelo tempo que falta para terminar o período constitucional, que termina no dia 27 de janeiro de 2010". As eleições gerais estão previstas para 29 de novembro deste ano.
27 de jun. de 2009
26 de jun. de 2009
Câmara aprova moção de apoio às Forças Armadas
O Plenário aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, uma moção de apoio do DEM às Forças Armadas, em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos na busca de vítimas e dos destroços do acidente com o avião da Air France ocorrido no dia 31 de maio.
Ao se manifestar favoravelmente à moção, o deputado José Genoíno (PT-SP) defendeu a melhoria da remuneração dos militares e pediu que projetos estratégicos das Forças Armadas não sejam contingenciados. A revisão do pagamento dos militares também foi defendida pelo deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ).
O Airbus da Air France que partiu do Rio de Janeiro na noite do dia 31 de maio, em direção a Paris, caiu sobre o Oceano Atlântico quase quatro horas depois de decolar. A bordo, estavam 228 pessoas, e nenhuma sobreviveu. As Forças Armadas brasileiras vêm tendo destaque nos trabalhos de busca dos corpos e dos destroços. Da operação, participam também militares da França.
Rotina
Para o deputado Lira Maia (DEM-PA), a moção "sublinha um trabalho que todos acompanham, mas que é um trabalho cotidiano das Forças Armadas".
O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), classificou de corajosa a iniciativa das Forças Armadas de começar as buscas prontamente para minimizar o sofrimento dos parentes das vítimas, que não tinham informação alguma sobre o acidente. "As ações dos militares brasileiros são um ato de coragem, com voos em altitudes menores que 300 metros", ressaltou.
Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - João Pitella Junior
24 de jun. de 2009
Portal da Transparência do Senado

Informamos que este Portal está em constante aprimoramento.
http://www.senado.gov.br/sf/portaltransparencia/sobreoportal.asp
23 de jun. de 2009
Aluna Larissa do Colégio Militar do Recife é campeã do Soletrando 2009
Recife (PE) - Numa final emocionante e muito disputada, após uma série de eliminatórias em que enfrentou estudantes de todo o Brasil, a Aluna Larissa Oliveira, do Colégio Militar do Recife (CMR), conquistou brilhantemente, neste sábado (20 de junho de 2009) o Concurso Nacional de Soletração promovido pelo programa televisivo Caldeirão do Huck, da TV Globo – o famoso Soletrando. Coroamento de uma intensa e bem planejada preparação, esta conquista é emblemática da excelência do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), que preza valores como dedicação aos estudos, responsabilidade, perseverança e disciplina.A segurança e a desenvoltura da aluna do 9° Ano do CMR encantaram os telespectadores do Brasil, a imensa torcida do SCMB, o apresentador Luciano Huck e toda a sua equipe, de que fazem parte o professor Sérgio Nogueira e a cantora Sandy. Estudiosa e disciplinada, a simpática e inteligente jovem, nascida no Recife, enfrentou dois competentes alunos: Bruno, representante do Rio de Janeiro, e Pedro Henrique, do Ceará. Com todos os méritos, torna-se a primeira representante feminina e aluna da Região Nordeste a alcançar tal feito nos três anos do Programa. A aluna, também, em um gesto de extrema solidariedade realizou a doação de parte do seu prêmio aos seus companheiros de disputa, sendo esta atitude uma demonstração de uma formação exemplar.
Fonte - http://www.exercito.gov.br/05notic/paineis/2009/06jun/soletrando.html
Prefeitura de São Gabriel - RS decreta situação de emergência
Eventos com aglomeração de pessoas, como festas, shows e cultos religiosos, estão proibidos. Consultas agendadas em postos de saúde estão canceladas. Só serão atendidos casos de urgência e emergência. A medida tem como objetivo evitar uma possível proliferação do vírus.
O primeiro caso suspeito na cidade foi de uma adolescente de 14 anos, que está internada na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Os pais dela estão em isolamento domiciliar porque também estão com sintomas suspeitos da gripe A.
O pronto-socorro do Husm atendeu, na manhã desta segunda-feira, 10 pacientes da Região Central que, desde domingo, estão com suspeita da gripe A. Entre eles, está um casal que teve as suspeitas descartadas devido à comprovação de que está com intoxicação alimentar.
Outras sete pessoas tiveram amostras de secreções nasais recolhidas para que o material seja encaminhado para o Laboratório Central do Estado, que fica em Porto Alegre. Os resultados dos exames devem ser divulgados até quinta-feira, dia 25.
18 de jun. de 2009
Governo Pede Perdão a Camponeses do Araguaia
A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça concedeu hoje anistia política a 44 camponeses do Araguaia, que foram perseguidos durante o regime militar. Eles receberão uma prestação mensal vitalícia de dois salários mínimos, além de um valor retroativo que varia de R$ 80 mil a R$ 142 mil.
O julgamento do processo de anistia dos camponeses ocorreu durante ato público na praça de São Domingos do Araguaia, no Pará. Dos 84 processos julgados, 40 foram rejeitados por falta de documentos ou por não se enquadrar nos casos previstos na Lei de Anistia.
Em nome do governo federal, o ministro da Justiça, Tarso Genro, pediu perdão aos camponeses do Araguaia pelos crimes cometidos pelos militares durante o combate à Guerrilha do Araguaia. "Hoje estamos fazendo um reconhecimento, um pedido de perdão formal do Estado brasileiro. Não é revanchismo. É a afirmação da dignidade da pessoa humana e do respeito que o Estado tem que ter com seus cidadãos", disse ele.
Reportagem de hoje da Folha informa que essa é a primeira vez que camponeses sem ligação com movimentos sociais ou partidos recebem esse tipo de indenização. Nos depoimentos á Comissão de Anistia, eles disseram ter sofrido tortura para confessar que apoiavam os guerrilheiros e apontar esconderijos. Muitos relataram que foram presos ilegalmente, além de obrigados a servir de guia dos militares na floresta.
A guerrilha
O episódio histórico conhecido como guerrilha do Araguaia aconteceu na segunda metade dos anos 60 e na primeira dos 70. Adepto da luta armada contra o regime militar, o PC do B enviou para o Araguaia cerca de 70 militantes, a maioria jovens.
Eles tinham a incumbência de iniciar um movimento, inspirado na revolução ocorrida na China nas décadas de 20, 30 e 40, que resultaria, na concepção dos dirigentes comunistas, na queda do governo militar.
Tropas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica enviadas à floresta dizimaram os guerrilheiros. Até hoje não se sabe o paradeiro dos corpos de cerca de 60 militantes do PC do B.
da Folha de S.Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u583077.shtml
MOVA - AVISO REUNIÃO - 24/06/2009
O Encontro, patrocinado pela Diretoria do Clube, contou com a participação dos principais Grupos ( Guararapes, Inconfidência, MOVA, etc....) que se manifestam politicamente em todo o país defendendo os mais lídimos interesses da família militar.
Não se acomode e compareça ao encontro, se possível convidando um ou mais companheiros. Os assuntos são do nosso interesse e, em particular, da Instituição que tivemos a honra e o orgulho de servir. Divulgue esta mensagem.
16 de jun. de 2009
José Sarney: 'a crise não é minha, é do Senado'
Terça-feira, 16/06/2009
Exército Brasileiro prepara destruição de armas históricas

O Boletim do Exército nº 18/2009, datado de 08 de maio de 2009, traz uma Portaria (nº 258 de 30 de abril de 2009) que pode levar a destruição de milhares de armamentos e equipamentos considerados obsoletos e/ou inservível para utilização atual.
Basicamente a Portaria busca oferecer estas armas a entidades que cuidam da conservação do “acervo histórico” de nossas Forças Armadas, sendo na negativa destas entidades em receber as armas elas serão destruídas, e terão sua matéria prima (“sucata”) vendida.
Dentre as armas que serão destruídas estão milhares de espadas e baionetas, fuzis Mauser(mais de 20.000 itens), além de centenas de armas históricas como Thompsons, BARs, etc.
Serão destruídas armas brancas e de fogo que são verdadeiro símbolo da evolução tecnológica da humanidade, mandando-se “ralo abaixo” diversos itens centenários.
Verifique aqui a lista completa das armas históricas que serão destruídas:
http://www.mvb.org.br/campanhas/destruicao.php
Na opinião do MVB a destruição de tais armas fica significa verdadeira afronta ao art. 216 da nossa Constituição Federal, por jogar no lixo parte da História do Brasil e das Grandes Guerras.
Nunca é demais lembrar que há pessoas que são habilitadas legalmente a comprar tais armas por meio de certame público (através de licitação) que são os Colecionadores registrados e fiscalizados pelo próprio Exército.
Aos Colecionadores registrados sequer foi ofertada a possibilidade de preservar esta importante parte da História do Brasil
Além disso, por razões óbvias, a “matéria prima” decorrente da destruição das armas vale extraordinariamente menos do que as armas em si. Para se ter uma idéia um Fuzil Mauser 1908 enquanto “sucata” renderia ao Estado cerca de R$ 0,56 (peso de 4 quilos, preço base SP), sendo que em uma licitação pública a Colecionadores registrados chegaria a ser vendido por cerca de R$ 1.500,00! Há em nossa visão clara lesão ao patrimônio da União, um desperdício de milhões de reais que poderiam ser usados para reequipar o próprio Exército Brasileiro.
Assim, o MVB convoca a Sociedade, nossos Deputados Federais, Senadores e demais autoridades a se oporem a esta medida que dilapida a História do Brasil e vai contra o princípio administrativo do trato com as coisas públicas.
Prof. Bene Barbosa – Presidente MVB
Daniel Fazzolari – Diretor Jurídico MVB
13 de jun. de 2009
Resgate do vôo 447: show de eficiência
Elogiada na França, a eficiência da Marinha e da FAB ganha contornos de heroísmo. Além de fazerem funcionar navios gravemente atingidos pelos cortes de verbas, os militares abrem mão até de suas vidas: a tripulação da fragata Constituição, por exemplo, estava há 70 dias fora de casa, no Rio, retornando de exercício nos Estados Unidos, quando seguiu de Salvador para a área da tragédia. Por tempo indeterminado.A corveta Caboclo, que saiu de Maceió e foi a primeira a resgatar corpos de vitimas, é um milagre da Marinha: funciona há 55 anos.
As fragatas Constituição e Bosísio consomem, cada uma, 30 mil litros de combustível por dia na operação de resgate.
Via Claudio Humberto - http://www.claudiohumberto.com.br/principal/index.php
12 de jun. de 2009
Serviço Humanitário de Medicamentos - Ruben Berta
FUNDAÇÃO RUBEN BERTA RETOMA SERVIÇO HUMANITÁRIO DE TRANSPORTE DE MEDICAMENTOSOs pacientes que dependem de medicamentos importados, sem similar no Brasil, podem novamente contar com o apoio da Fundação Ruben Berta.
Após quase 1 ano de atividades suspensas, o Serviço Humanitário de Transporte de Medicamentos é reativado a partir de uma parceria com a VarigLog, que ficará responsável pelo transporte dos medicamentos.
Este serviço possibilita ao público o acesso à medicamentos de necessidade vitais advindos dos Estados Unidos e Europa, sem custo de transporte e com total controle da operação Fundação Ruben Berta, que assume toda a intermediação de solicitações entre pacientes e distribuidores, desde a encomenda, acompanhamento, retirada e entrega, além do contato com a Vigilância Sanitária e a Receita Federal.
Mesmo diante de uma crescente procura por este serviço, suas características humanitárias foram preservadas. Ou seja, o transporte permanece gratuito de sua origem até Guarulhos e o paciente paga estritamente o custo do medicamento. Nos casos de entrega fora de Guarulhos, o paciente fica responsável pelo traslado Guarulhos - cidade de destino.
A iniciativa da Fundação Ruben Berta e VarigLog na retomada deste serviço é uma relevante demonstração de compromisso com a sociedade e a qualidade de vida das pessoas.
O setor de Medicamentos do Exterior funciona no prédio da Fundação Ruben Berta em Congonhas e atende pacientes de todo o Brasil.
Endereço:
Praça Comandante Lineu Gomes, s/nº
Aeroporto de Congonhas - São Paulo - SP
CEP: 04.626-020
Tel./Fax: (11) 5090 8001
E-mail: medex@frb.org.br - http://www.rubenberta.org.br/htdocs/index2.html
11 de jun. de 2009
11 de Junho - Batalha Naval do Riachuelo - Data Magna da Marinha
A bacia do rio da Prata era estratégica para as comunicações entre o Oceano Atlântico e os contrafortes orientais da Cordilheira dos Andes. O transporte de pessoas, animais e de mercadorias era feito pelos rios, uma vez que quase não havia estradas até à segunda metade do século XX. O país que controlasse a navegação de seus rios, mas principalmente a sua foz, controlaria o interior do território e a sua economia.
O Paraguai não tinha uma saída direta para o mar, uma vez que a bacia estava em mãos da Argentina e do Uruguai, este último em constante disputa entre os interesses da República Argentina e do Império do Brasil. Por essa razão, as fortificações mais importantes do Paraguai tinham sido erguidas nas margens do baixo curso do rio Paraguai.
No início do conflito, as tropas paraguaias já haviam ocupado áreas da então Província do Mato Grosso (atual Estado do Mato Grosso do Sul), no Império do Brasil, e da República da Argentina. Se vencessem a batalha do Riachuelo, poderiam navegar livremente pelo rio Paraguai, descer o rio Paraná, conquistar Montevidéu no Uruguai e, de lá, ocupar a então Província do Rio Grande do Sul. Formar-se-ia assim o Grande Paraguai, que se abriria ao comércio atlântico com as demais nações.
O combate
Embora os paraguaios pretendessem surpreender a Marinha do Brasil no dia 11 de Junho de 1865, cobertos pelo denso nevoeiro da madrugada naquela região e estação do ano, um problema mecânico em uma das embarcações paraguaias fez com que a esquadra de oito navios, sob o comando do Capitão-de-Fragata Pedro Inácio Mezza, chegasse ao local da batalha apenas às 9 horas da manhã, perdendo a vantagem tática.
A esquadra brasileira era comandada pelo Chefe-de-Divisão Francisco Manuel Barroso da Silva, que, após porfiado combate, derrotou a força naval assaltante, tornando impossível a permanência das forças paraguaias em território da Argentina. Destacaram-se em combate as atuações do Guarda-Marinha Greenhalgh e do Imperial Marinheiro Marcílio Dias.
A vitória foi decisiva para a Tríplice Aliança, que passou a controlar, a partir de então, os rios da bacia platina até à fronteira com o Paraguai.
Ficaram famosas na História Militar Brasileira as mensagens transmitidas às embarcações brasileiras pelo Almirante Barroso, através da sinalização de bandeiras:
• “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever!” e
• “Sustentar o fogo, que a vitória é nossa!”
10 de jun. de 2009
Dia da Artilharia - 10 Jun 2009
Marechal Emílio Luiz Mallet - Barão de Itapevi "Patrono da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro"
“É com fogo que se ganham as batalhas; logo, aumente sua Artilharia !” Frederico, o Grande
A Artilharia brasileira tem lugar de destaque em nossa memorável história militar. No século XIX, tendo à frente seu insigne patrono, o marechal Mallet, foi fundamental para a vitória dos aliados na Campanha da Tríplice Aliança. No século passado, integrando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na II Guerra Mundial, apoiou, com denodo e precisão, todas as operações da FEB.
Nos dias de hoje, acompanhando a evolução dos tempos, organiza-se em três ramos: de Campanha, Antiaérea e de Costa. Possui uma gama variada de materiais, que equipam suas organizações militares, para o cumprimento das missões de apoiar pelo fogo as Armas-bases, realizar a defesa antiaérea e defender a costa. Além disso, vem aperfeiçoando, com o apoio da informática, seu Sistema de Levantamento Topográfico, Busca de Alvos, Observação e Direção de Tiro.
Ao lado de armamentos que há várias décadas são dotações de nossas organizações militares de Artilharia, observam-se equipamentos que possibilitam novos padrões de eficiência operacional à Arma. Destacam-se o Obuseiro 105 mm/C 14 M56, orgânico das unidades de Artilharia das brigadas de grande mobilidade, como a Paraquedista e a Leve; o sistema Astros II de saturação de fogos, empregadas pelas unidades de Artilharia de Costa; o Obuseiro 105mm L118 Light Gun e a VBOAP M 109 A3, que vêm ampliando a profundidade do apoio de fogo da Artilharia de Campanha; e o os modernos mísseis IGLA, para a Artilharia Antiaérea.
A preocupação do Exército em incrementar seus meios de apoio de fogo demonstram bem a importância da Artilharia no campo de batalha. Seu papel, como no passado, continua inquestionável e fundamental.
9 de jun. de 2009
Fatos e Dados - Uma Paródia
Este blog NÃO é o oficial da Petrobras, é apenas uma paródia. Um protesto por ver uma empresa com mais de 50 anos de história, pertencente ao povo brasileiro, ser usada de maneira ridícula para atacar um dos pilares de uma sociedade democrática chamado IMPRENSA LIVRE.OBS - leiam os comentários em cada postagem
http://petrobrasdadosefatos.wordpress.com/
Blog oficial da Petrobras -http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/
FAB intercepta Avião Boliviano com 176 quilos de Cocaína
Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptaram e forçaram a aterrissagem de um avião monomotor de procedência boliviana que transportava 176 quilos de cocaína, informou hoje a instituição militar.
O Comando da FAB assinalou nesta sexta-feira que a aeronave foi interceptada na quarta-feira passada no município de Alta Floresta d'Oeste, em Rondônia.
Um dos caças brasileiros teve de realizar um disparo de advertência para forçar a aterrissagem da aeronave, que não se identificava diante dos chamados constantes dos aviões militares.
"Como ela (a aeronave boliviana) não respondeu em nenhum momento às perguntas de nosso interceptor, chegamos ao ponto de ter de fazer um tiro de advertência para que ela cumprisse as determinações da defesa aérea", assinalou o brigadeiro Gerson Machado, comandante da Defesa Aeroespacial Brasileira.
Este foi o primeiro tiro de aviso disparado desde 2004, quando se aprovou a Lei do Abate, que determina uma série de passos prévios de um procedimento que autoriza a derrubada de aeronaves suspeitas que se neguem a se identificar e aterrissar diante do chamado das autoridades.
A droga apreendida foi transferida a Porto Velho, e os dois pilotos foram encaminhados à sede da Polícia Federal (PF) na cidade de Pimenta Bueno, também em Rondônia.
Segundo a informação militar, um terceiro tripulante conseguiu escapar, e o destino final da droga ainda é desconhecido.
05/06/09Fonte: Portal G1
8 de jun. de 2009
Campanha Crack, Nem Pensar
5 de jun. de 2009
Há 20 anos atrás........
O vídeo acima é sobre o desconhecido homem que parou uma coluna de tanques. Ele ficou conhecido como “tank man”.
Dia do Meio Ambiente

Ei! É você mesmo, está me ouvindo?
Quem fala sou eu, o Meio Ambiente.
O homem me despreza
Ele não me valoriza
Já fiz de tudo para conquistar sua confiança, porém todas as tentativas foram inúteis, e cada dia que passa continua tirando pedaços de mim.
Eu tento mostrar-lhe a minha importância, mas ele não me ouve, nem sequer pára um segundo para refletir sobre minha utilidade, e o que represento para o planeta.
Pobre coitado nem se toca que faço parte de tudo que há no planeta.
Que sou a água que sacia tua sede.
Que sou o alimento que mata tua fome.
Que sou o ar que respiras.
Aliás, sou a tua vida, e me destruindo conseqüentemente estará planejando tua própria morte.
Entendo que estas ações não têm fundamentos conscientes, e sim a presença de uma ganância ilusiva de poder. O pior disso tudo é que a inteligência do homem não é capaz de perceber que o dinheiro não se come, nem se bebe, nem se respira. Muito menos, salva vida. Pode ser que ele até descubra algum dia, porém será muito tarde.
Você que parou pra me ouvir, não me deixe morrer.
Por favor
Salve-me!
Marcos Aquino,
Queimadas - BA - por correio eletrônico
Endereço eletrônico: markosakynno@yahoo.com.br
03 de Junho - Dia do Guerreiro de Selva!

ORAÇÃO DO GUERREIRO DA SELVA
Senhor,
http://www.cigs.ensino.eb.br/
3 de jun. de 2009
2 de jun. de 2009
Veja nomes de passageiros do voo AF 447, segundo familiares e empresas
Lista oficial com nomes dos passageiros ainda não foi divulgada.
Pessoas de diversas origens estão entre os passageiros do voo AF 447, da Air France, que saiu do Rio de Janeiro na noite de domingo (31) rumo a Paris e desapareceu sobre o Oceano Atlântico. A lista oficial com os nomes dos passageiros ainda não foi divulgada, mas familiares e empresas já apresentaram 43 nomes de quem embarcou. O voo levava 216 passageiros e 12 tripulantes, segundo a companhia aérea.
Lista abaixo:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1178395-5602,00-VEJA+NOMES+DE+PASSAGEIROS+DO+VOO+AF+SEGUNDO+FAMILIARES+E+EMPRESAS.html
1 de jun. de 2009
Brasil: cinco anos de Haiti
Marcelo Rech, especial do Rio de Janeiro
No dia 1° de junho, o Brasil completa cinco anos de comando da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah), uma das mais exitosas de que se tem notícia.O envio de soldados ao Haiti sempre foi muito criticado, mas o comando da missão projetou o Brasil no cenário internacional e revelou o alto nível de profissionalismo e adestramento dos nossos militares.
Nestes cinco anos, a violência e a criminalidade no Haiti caíram a patamares inferiores aos registrados no Rio de Janeiro e São Paulo, mas nenhum militar brasileiro acredita que o problema está solucionado.
Pelo contrário, há um longo caminho a ser percorrido. O Haiti ainda não pode ser considerado um Estado de fato, ainda que algumas de suas instituições funcionem e o presidente tenha sido eleito pelo voto direto.
O desenvolvimento sócio-econômico é peça-chave neste processo. Sem isso, o país se manterá como um dos mais pobres do mundo.
De fato, o Exército brasileiro abraçou uma decisão política consciente da sua importância e complexidade.
Foi dessa conscientização que nasceu há dois anos, o Centro de Instrução de Operações de Paz (CI OP PAZ) “Sérgio Vieira de Mello”, que objetiva preparar os militares do país para atuarem em missões de paz.
Esses militares passam por um ano de treinamento desde a mobilização até a desmobilização, quando retornam de um período de seis meses no exterior.
O CI OP PAZ pretende transformar-se num centro de excelência para a América do Sul na preparação de recursos humanos, reconhecido pela ONU e pelo ministério da Defesa brasileiro.
Hoje, a presença do Brasil em forças de paz é quase uma exigência. É o reconhecimento da excelência conquistada.
Impor-se na cena internacional como um protagonista não é coisa simples, muito menos fácil.
O Brasil acumulou capital neste contexto também graças à postura dos seus militares e de suas Forças Armadas.
Pese as dificuldades orçamentárias e a obsolescência dos seus equipamentos, as FFAA brasileiras se destacam pelo brio dos seus homens e pelo sentimento uniforme pela pátria.
São valores que nem mesmo as escolas públicas cultivam, mas que fortalecem a nossa imagem no exterior e nos consolidam como um povo, antes de tudo, forte.
Daí que vale lembrar: em 12 de fevereiro, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgou pesquisa sobre o Índice de Confiança da sociedade nas instituições brasileiras.
Pelo menos 1.200 pessoas de 12 entidades diferentes, opinaram. As Forças Armadas ficaram em 1° lugar, na frente das escolas, Polícia Federal, ministério Público, presidente da República, Igreja católica e da Justiça.
Esse resultado não é obtido à toa.
Marcelo Rech é jornalista, editor do InfoRel e especialista em Relações Internacionais e Estratégias e Políticas de Defesa.











