28 de fev. de 2013

Lula critica mídia e se compara a Lincoln

Para o ex-presidente, os formadores de opinião no Brasil nunca quiseram que ele chegasse ao poder e o mesmo aconteceu com Dilma Rousseff FOTO: INSTITUTO LULA
São Paulo O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas à imprensa ontem e disse que os sindicalistas devem deixar de reclamar do espaço que não conseguem nos jornais e organizar sua própria mídia.

Lula participou na manhã de ontem, em São Paulo, de evento em comemoração aos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Dos cerca de 30 minutos que o ex-presidente usou para discursar, metade se concentrou em críticas à imprensa e a seus adversários.

Para o ex-presidente, os formadores de opinião no Brasil nunca quiseram que ele chegasse ao poder. "Essa gente nunca quis que eu ganhasse as eleições. Nunca quis que a Dilma ganhasse as eleições. Aliás, essa gente não gosta de gente progressista", disse, durante o seu discurso de abertura do evento, no Novotel Jaraguá, região central de São Paulo.

Lula também comparou as críticas que recebeu da imprensa quando era presidente às que o ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln (1861-1865) recebeu em seu país. "Esses dias, eu estava lendo o livro do Lincoln e eu fiquei impressionado como a imprensa batia no Lincoln igualzinho como batia em mim. "E o coitado não tinha computador para ver a notícia, tinha que ir para o telex, para o telégrafo. Ficava numa sala esperando".

Lula disse ainda que a imprensa não lhe dá espaço e acrescentou que os sindicalistas devem organizar sua própria mídia. "Eu estou naquela fase que eu quero parar de reclamar que os que não gostam de mim não me dão espaço. Por que então a gente não organiza a nossa, por que a gente não organiza o nosso espaço? Por que a gente não começa a organizar a nossa mídia?"

Adversários
O ex-presidente também criticou bastante seus adversários e disse que seu próprio sucesso os incomodava. "Eu acho que a bronca que eles tinham de mim era o meu sucesso, e agora é o sucesso da Dilma".

Citou ainda uma conversa que teve com o então publisher da Folha, Octavio Frias de Oliveira (1912-2007). "O velho Frias, que era a melhor pessoa que eu conheci na Folha, me dizia assim: ´Lula, os do andar de cima nunca vão deixar você chegar lá. Eles vão sempre trabalhar para você ficar no andar de baixo´.

Nenhum comentário: