17 de fev. de 2013

Queda de meteorito provocou danos de US$ 30 milhões


Autoridades russas mobilizaram uma equipe de 20.000 pessoas para realizar operações de socorro aos feridos e limpeza das áreas mais danificadas

Cinegrafista russo captura momento em que meteorito entra na atmosfera
Cinegrafista russo captura momento em que meteorito entra na atmosfera - Reprodução/YouTube
As autoridades da região de Chelyabinsk, nos Montes Urais, calculam em mais de 30 milhões de dólares -- equivalente a 58 milhões de reais -- os danos materiais causados pela queda de um meteorito de 10 toneladas nesta sexta-feira na Rússia. A onda de choque provocada pela entrada do corpo celeste na atmosfera balançou prédios, quebrou janelas e deixou mais de mil pessoas feridas -- a maioria delas por estilhaços de vidro.

"Por volta de 100.000 proprietários de imóveis foram afetados", disse o governador da região, Mikhail Yurevich, em uma entrevista coletiva. O político acrescentou que 30% das janelas danificadas já foram reparadas. Enquanto isso, o Ministério para Situações de Emergência da Rússia enviou uma equipe com 20.000 pessoas para realizar as operações de socorro aos feridos e limpeza das áreas danificadas.

Tudo sobre o meteorito que atingiu a Rússia

1 de 6

Qual era o tamanho do meteorito?

Estima-se que o meteorito possuía 15 metros de diâmetro ao entrar na atmosfera da Terra (um terço do tamanho do asteroide DA14 que passou pela Terra nesta sexta-feira) e pesava cerca de 7.000 toneladas. Ele estaria se movendo a 18 quilômetros por segundo, o que equivale a 65.000 quilômetros por hora.
Fonte: Margaret Campbell-Brown, astrônoma da University of Western Ontario, no Canadá
AFP
Após queda de meteorito, cratera é encontrada em lago da Rússia
Cratera é encontrada em lago da região
Cratera - Em pronunciamento após o incidente, o presidente russo Vladimir Putin agradeceu a Deus pelo fato de nenhum fragmento ter atingido regiões mais povoadas. Especialistas da Academia de Ciências Russa acreditam que o incidente foi provocado por um meteorito que atingiu a atmosfera terrestre a 54.000 quilômetros por hora e desintegrou-se a uma altura entre 30 e 50 quilômetros do chão. A entrada do corpo celeste na atmosfera formou uma espetacular bola de fogo no céu - fenômeno registrado por diversas câmeras instaladas nos carros russos.

As autoridades locais acreditam que pelo menos um fragmento grande do meteorito atingiu o solo nos arredores da cidade de Chabarkul, onde uma cratera de cerca de seis metros foi encontrada na superfície de um lago congelado.

No vídeo a seguir, acompanhe o momento da queda do meteorito:

(Com agência EFE)

Nenhum comentário: