27 de mai. de 2009

Minc e Deputados da Bancada Ruralista trocam insultos após Marcha do "Grito da Terra"

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília - http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u572789.shtml

O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) atacou nesta quarta-feira a bancada ruralista do Congresso Nacional ao participar da marcha do "Grito da Terra" na Esplanada dos Ministérios, ao lado de trabalhadores rurais da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). Minc chamou os parlamentares da bancada de "vigaristas" ao sair em defesa dos pequenos agricultores rurais.

"Não é justo tratar a agricultura familiar como agronegócio. Agora os grandes produtores atacam as leis de proteção ao meio ambiente, amanhã vão atacar a reforma agrária", disse o ministro do alto de um caminhão de som na manifestação.

As declarações de Minc irritaram integrantes da bancada ruralista da Câmara, que reagiram às críticas do ministro. "Como responder um desqualificado moral como esse? Esse homem não tem estatura, é um irresponsável por tratar um segmento, o setor produtivo rural com essas palavras. Ele deve tratar assim quem ele convive bem, que é com o narcotráfico dos morros do Rio de Janeiro", disse o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO).

Caiado afirmou que o "palavreado" de Minc é "característico daquele usado nos morros da Rocinha" em conversas com traficantes de drogas. "Não venha trazer esse palavreado para cá. Nós deputados não aceitamos esse tipo de provocação de um ministro que não tem um mínimo de saber ao não assumir a liturgia do cargo."

O deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) disse que Minc dificulta a atividade agrícola por exagerar na fiscalização ambiental sobre o setor. "Temos um excesso de pirotecnia desse ministro da praia do Leme, que tem feito muito mais discursos que ações", afirmou.

Recuo

O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS), subiu à tribuna da Casa para pedir desculpas em nome do ministro. Fontana disse que Minc retirava as críticas à bancada ruralista diante da repercussão negativa de suas declarações.

O ministro também divulgou nota oficial para afirmar que não teve a intenção de insultar a bancada ruralista. "Não mencionei qualquer nome, não ofendi qualquer pessoa. Alertei sobre o risco de manipulação da agricultura familiar pelos grandes com o objetivo de usá-los como massa de manobra contra as proteções ambientais", diz Minc na nota.

O ministro rebateu as críticas de Caiado ao afirmar que ficou "completamente estarrecido com a virulência e o baixo nível" das palavras usadas pelo líder democrata.

"Repudio firmemente suas alegações de qualquer contato meu com traficantes. É uma afirmação falsa, infundada e insultuosa, não condizente com a liturgia do cargo que o deputado exerce. Essa truculência verbal não ajuda em nada o debate e nem isenta os crimes ambientais dos grandes desmatadores", afirma o ministro.

Nenhum comentário: