27 de mai. de 2009

Casos de gripe suína no Brasil


O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta quarta-feira o décimo caso de gripe suína ---influenza A (H1N1)-- no Brasil.
O novo caso é de um paciente do Rio, que viajou aos Estados Unidos no dia 14 de maio e retornou ao Brasil no dia 21 deste mês com sintomas da doença. Ele procurou um centro médico no último domingo (24) e, segundo o governo, está em tratamento e passa bem. Este é o quarto caso da doença no Estado do Rio. Outros Estados que confirmaram a doença são: São Paulo (3), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1).
Segundo o Ministério da Saúde, todas as pessoas quer tiveram contato com os pacientes contaminados pela gripe estão sendo monitorados.
Além dos dez casos confirmados da doença, há no Brasil 16 casos suspeitos em oito Estados. Os casos estão sendo analisados. Outros 19 casos estão em monitoramento (pessoas que apresentaram os sintomas, mas cujos casos não são considerados suspeitos), e até 315 foram descartados.
O Ministério da Saúde afirmou ainda que não acredita na possibilidade de transmissão do vírus de pessoa para pessoa no país, "uma vez que, até o momento, foram detectados somente dois casos de transmissão autóctone (dentro do território nacional), ambos com vínculo epidemiológico com o caso índice procedente do México", afirmou o órgão, em nota.

Nenhum comentário: