15 de mai. de 2012


Novo presidente francês pediu um 'novo pacto' na Europa para superar a crise

Homem prepara Palácio do Eliseu para a cerimônia de posse do presidente François Hollande nesta terça-feira
Homem prepara Palácio do Eliseu para a cerimônia de posse do presidente François Hollande nesta terça-feira - Reuters
O socialista François Hollande, de 57 anos, tomou posse da Presidência francesa nesta terça-feira e destacou em seu primeiro discurso como chefe de estado da França que seu governo tem pela frente "desafios consideráveis". Ele é o primeiro presidente do Partido Socialista a governar o país em 17 anos, desde que François Mitterrand deixou o governo em 1995.
"Temos que superar esta crise (econômica), a Europa precisa de crescimento", declarou Hollande em seu discurso de posse. No pronunciamento, ele exortou os demais países do continente a chegarem a um "novo pacto" com objetivo de superar os problemas econômicos e disse que a Europa precisa de um "novo caminho". 
A cerimônia de transferência do poder começou em Paris por volta das 10 horas (5 horas em Brasília), com a chegada do presidente eleito ao Palácio do Eliseu. Antes de receber oficialmente o cargo, o novo presidente recebeu as boas-vindas do líder em fim de mandato, Nicolas Sarkozy, derrotado por ele nas eleições presidenciais
Em seguida, já no interior do palácio, o presidente do Conselho Constitucional francês, Jean-Louis Debré, anunciou os resultados das eleições de 6 de maio e proclamou François Hollande o sétimo presidente da 5ª República. Após receber as insígnias da Grande Cruz da Legião de Honra, Hollande pronunciou seu primeiro discurso.
Após o discurso de posse, Hollande e Sarkozy se reuniram por cerca de meia hora no escritório presidencial. Durante o encontro, o novo líder frencês receberá os códigos secretos de ativação do armamento nuclear do país, uma das principais prerrogativas e responsabilidades do chefe do estado.
Primeiro-ministro – O novo presidente revelará durante a tarde o nome de seu primeiro-ministro, que segundo os analistas será o até agora chefe dos deputados socialistas, Jean-Marc Ayrault. Ainda nesta terça-feira, ele viajará a Berlim para reunir-se com a chanceler alemã, Angela Merkel.
Sua agenda continuará muito cheia no restante da semana, com a formação de governo na quarta-feira e uma viagem aos Estados Unidos no fim de semana para, após reunir-se com o presidente Barack Obama, participar sucessivamente das cúpulas do G8 e da Otan.
(Com agência EFE)

Nenhum comentário: