20 de mai. de 2012

Ativista chinês cego chega aos Estados Unidos

O dissidente chinês Chen Guangcheng desembarcou com sua família no aeroporto internacional de Newark, em New Jersey, na noite deste sábado.
O ativista agradeceu a acolhida que recebeu dos Estados Unidos, após chegar a Nova York procedente de Pequim.
"Estou muito agradecido", declarou Chen em suas primeiras palavras em solo americano, antes de destacar "a calma e a moderação" do governo chinês, que permitiu sua viagem aos Estados Unidos.

Ramin Talaie/Efe
Acompanhado da família, Chen Guangcheng chega à sua residência temporária, em alojamento da Universidade de Nova York
Com sua família, Chen Guangcheng chega à residência temporária em alojamento da Universidade de Nova York
De acordo com oficiais do Departamento de Estado dos EUA, Chen, sua mulher e filhos viajaram na companhia de diplomatas da Embaixada norte-americana em Pequim.
A China permitiu que Chen deixasse um hospital de Pequim neste sábado a bordo de um avião com destino aos Estados Unidos. A partida de Chen Guangcheng coloca fim a uma disputa diplomática de mais de um mês entre Estados Unidos e China em torno da situação deste advogado autodidata de 40 anos que havia se refugiado em abril na embaixada de Washington em Pequim.
FUGA
Chen, cego desde os 5 anos de idade, permaneceu internado este mês no hospital Chaoyang, em Pequim, recebendo tratamento na perna que foi lesionada durante sua fuga da prisão domiciliar na cidade de Nanquim, na noite de 21 de abril.
O dissidente chegou a Pequim com a ajuda de amigos ativistas e se refugiou durante seis dias na embaixada americana, da qual saiu para ser hospitalizado.
Na última quarta-feira, Chen foi visitado no hospital de Chaoyang por funcionários do Escritório de Segurança Pública da província de Shandong, que levaram os formulários para que tanto ele como sua família solicitassem seus passaportes.

Nenhum comentário: