17 de mai. de 2012

Grécia fora da zona do euro deve custar US$ 1 trilhão


Valor é estimado pela Grã-Bretanha, que já faz preparativos para lidar com o impacto em sua economia. EUA também temem efeitos em sua recuperação

Antiga moeda grega, o dracma, rodeada por moedas de um euro
Dracma (ao centro), se voltar, será uma moeda muito desvalorizada (Davide Giardini/Getty Images/iStockphoto)
O governo da Grã-Bretanha já começou a se preparar para as consequências desastrosas da saída da Grécia da zona do euro e calcula que o custo global do racha na moeda única europeia seja de 1 trilhão de dólares, informa a edição desta quinta-feira do jornal britânico The Guardian.
Para o governo do primeiro-ministro David Cameron, a onda de retiradas dos bancos gregos pode impactar duramente a economia britânica, que já enfrenta a recessão. Somente nesta semana, mais de 700 milhões de euros foram sacados pelos gregos, segundo o presidente do banco central local, George Provopoulos. Nesta quarta-feira, o presidente do Banco da Inglaterra, Mervyn King, declarou que "a Europa está se destruindo".
A preocupação com os efeitos da saída da Grécia da zona do euro também cresce do outro lado do Oceano Atlântico, nos Estados Unidos. O presidente Barack Obama descreveu nesta quarta a crise como um "vento contrário", que pode prejudicar a recuperação da economia americana.  
Lehman Brothers – Segundo a imprensa inglesa, técnicos do Banco da Inglaterra e do Tesouro nacional estão definindo planos que consideram a redução da união monetária europeia tão prejudicial para a economia mundial quanto o colapso do banco de investimento americano Lehman Brothers, que mergulhou os mercados na crise financeira de 2008. 
A saída da Grécia da eurozona é cada vez mais vista como inevitável por diversos analistas. Em uma entrevista ao canal indiano CNBC-TV18, especializado em finanças, o diretor mundial de estratégia cambial do Citibank, Steven Englander, afirmou nesta quinta-feira que há entre 50% e 75% de chance de isso acontecer – mas talvez a partida da Grécia da união monetária só se concretize no próximo ano.  

Nenhum comentário: