6 de jul. de 2009

Mais um caso de Gripe A em Santa Maria

Foi confirmado na tarde de ontem o segundo caso de contaminação pelo vírus H1N1 (Gripe A) em Santa Maria. O exame deu positivo para um argentino que estava na cidade e fez a coleta de material no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Este é o sexto caso de contaminação pelo vírus H1N1 na maior cidade da região Centro do Rio Grande do Sul. O outro caso é de uma garota de 14 anos, de São Gabriel, que permanece internada no Husm.
Seu quadro ainda é considerado grave mas não devido a ação do vírus. De acordo com o médico infectologista do Husm, Alexandre Schwarzbold, que acompanha o caso da menina, o quadro evoluiu para uma fibrose no pulmão, que teria sido provocada pelo longo período de ventilação mecânica a que foi submetida.
O médico infectologista Fábio Lopez Pedro foi foi quem acompanhou o caso do argentino que teve confirmada a infecção do vírus da Gripe A. O indivíduo veio ao Brasil para fazer turismo e passou por diversas cidades do Rio Grande do Sul. Ao passar por Santa Maria, ele desconfiou dos sintomas e no dia 26 de junho foi ao Husm coletar material para ser analisado pelo Laboratório do Estado. O período de observação do paciente com suspeita de contaminação encerrou-se em 28 de junho.
O médico infectologista Fábio Lopes Pedro condenou ontem o comportamento do argentino que não teria cumprido as recomendações dadas pela equipe médica, entre elas, a de observar o período de isolamento até que fosse divulgado o resultado do exame.
“Ligamos para ele e para nossa surpresa ele atendeu o celular de dentro de um ônibus… Ele simplesmente ignorou o alerta e seguiu viagem por outras cidades do Estado”, disse o infectologistsa que acrescentou: “ele e vários outros pacientes que chegam ao Husm com sintomas suspeitos de infecção pelo vírus H1N1 simplesmente ignoram as recomendações, colocando outras pessoas em risco de contaminação”, disparou.
Com a confirmação do sexto caso de infecção na cidade caiu para 11 o número de exames realizados pelo Husm e que ainda aguardam resultados. Entre os casos em aberto está o de um menino espanhol de 9 anos de idade que veio da Europa com os pais para visitar parentes em Santa Maria. O garoto fez a coleta do material no Husm e a família aguarda o resultado do exame.
Além do argentino diagnosticado positivamente para H1N1, um morador de Pelotas também teve confirmado nesse domingo a infecção. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde garantiu que nenhum dos dois novos casos diagnosticados como positivos corre risco de morte. No Brasil, de acordo com nota oficial do Ministério da Saúde, 905 casos da doença já foram confirmados.

Nenhum comentário: