24 de jul. de 2009

Exército atenderá pacientes com sintomas da gripe suína em Praia Grande (SP)

A Prefeitura de Praia Grande, no litoral paulista, divulgou nesta sexta-feira uma série de medidas para enfrentar a gripe suína --como é chamada gripe A (H1N1). Assim como ocorre em Osasco (Grande SP), o Exército também deverá auxiliar no atendimento aos pacientes com casos suspeitos da doença. A partir de segunda-feira (27), aqueles que estiverem com sintomas da gripe serão atendidos primeiramente em uma tenda montada pelo Exército em frente ao pronto-socorro Quietude, que funcionará das 7h às 21h. De acordo com a prefeitura, o Exército se comprometeu a fornecer médicos e enfermeiros para atuarem nos postos de atendimento.
"Estamos alguns passos à frente do vírus. Pode ser que essa situação não chegue, mas imaginem se não temos nada montado e o caos se instaure?", questionou o secretário de Saúde de Praia Grande, Adriano Springmann Bechara.
O Exército deve atuar ainda no pronto-socorro Central, no bairro Boqueirão, onde uma tenda para atendimento dos casos suspeitos da gripe deverá começar a funcionar até a próxima semana, informou a prefeitura.
Outra medida adotada é a criação de um Comitê de Emergência --com representantes da prefeitura, Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros-- que deverá ficar responsável para criar e divulgar ações emergenciais.
Apesar das medidas, Praia Grande não tem nenhum caso da doença confirmado. "Estamos nos antecipando para uma situação de crise, oferecendo segurança à população", disse o secretário.
De acordo com a secretaria, a partir da próxima semana, profissionais da rede municipal de saúde participarão ainda de treinamentos sobre o assunto. Além disso, a prefeitura irá distribuir 40 mil panfletos informativos sobre como se prevenir contra a gripe, 10 mil cartazes para serem colocados em prédios com grande fluxo de pessoas e outras dez faixas de orientação em pontos estratégicos do município.

Nenhum comentário: