18 de ago. de 2009

Jobim anuncia, sem detalhar, que vai mudar estrutura da pasta da Defesa

BRASÍLIA. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, adiantou ontem, durante solenidade de promoção de oficiais generais, da qual participou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, nesta semana, possivelmente na sexta-feira, apresentará uma proposta para mudanças estruturais em sua pasta.
De acordo com Jobim, as mudanças deverão abranger quatro propostas: alteração na estrutura militar de guerra, que, segundo ele, está intocada desde 1980; alterações na organização, no preparo e no emprego das Forças Armadas; alterações na estrutura do Ministério da Defesa e na articulação e equipamento das Forças Armadas.
Ministro diz que houve uma evolução da doutrina militar
No discurso, o ministro explicou o motivo das alterações, mas não deu detalhes.
- Elas têm como paradigma único a evolução da doutrina de ações combinadas para de ações conjuntas - afirmou o ministro.
Nelson Jobim informou que o objetivo das mudanças é melhorar a estrutura das Forças Armadas brasileiras:
- Essas propostas estão implicadas no desenvolvimento nacional. O Brasil, finalmente, terá as Forças Armadas que almeja e de que necessita, e que se impõe pelo novo quadro e a nova presença do Brasil no mundo.
O ministro afirmou que o governo inseriu a Defesa na agenda do debate nacional e que tem recebido apoio do Senado e da Câmara, além das universidades e do oficialato.
- Fizemos uma integração do mundo civil com o mundo militar. A visibilidade desejada e a participação da sociedade brasileira nos debates já estão em pleno andamento, basta verificar a mídia diária.

Nenhum comentário: